Topo

Página no Facebook dá dicas para quem entrar em favela no Rio por engano

Do UOL, no Rio

05/10/2015 17h36

Após um casal de idosos ter o carro metralhado ao entrar por engano em uma favela em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a página do Facebook "Maré Vive" divulgou uma série de dicas a fim de ajudar motoristas que porventura passem pela mesma situação.

Francisco e Regina Murmura, de 69 e 70 anos, respectivamente, seguiam as orientações do GPS que indicou uma rua com o mesmo nome do endereço que buscavam dentro da comunidade. Ao tentar sair do local, Regina acabou atingida nas costas e morreu no hospital.

Em primeiro lugar, orienta a página, gerenciada por moradores do Complexo de Favelas da Maré, na zona norte da capital fluminense, área com constantes tiroteios entre PMs e traficantes, jamais engate a marcha ré. “Nunca tente voltar! O bandido que estiver na atividade pode considerar isso uma invasão de outra facção e largar o aço”, afirma a Maré Vive.

Em seguida, orienta a página, coloque o farol baixo ou na lanterna do carro, ligue a luz interna do veículo, abaixe os vidros e encontre uma pessoa para pedir informações. “Se for abordado por homens armados antes disso, não faça nenhum movimento brusco, diga que está perdido e peça ajuda para retornar”, continua o texto.

Segundo os responsáveis pela página, que relata o cotidiano de uma das favelas mais conflagradas da cidade, o mais importante é manter a calma. “A probabilidade de você tomar um tiro reduz bastante. Papo de quem mora em uma comunidade cercada por três vias expressas e tem o território altamente disputado por todas as facções do Rio de Janeiro.”

A polícia suspeita que traficantes da facção Comando Vermelho sejam responsáveis pelo ataque ao carro dos idosos. Em agosto deste ano, a atriz da TV Globo Fabiana Karla teve o carro atingido por tiros ao entrar por engano na mesma comunidade, também orientada pelo GPS.

Em maio o alpinista industrial Ulisses da Costa Cancela, 36, morreu após ser baleado ao entrar por engano em uma comunidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Já em junho de 2013 o engenheiro Gil Augusto Gomes Barbosa foi baleado na cabeça ao também entrar por engano no Complexo da Maré quando se dirigia ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.