Topo

Ação no Rio busca 72 suspeitos de aplicar golpes de seguros; 3 são PMs

MP busca desmantelar quadrilha suspeita de aplicar golpes para receber seguro de carros - Thiago Lontra/Agência O Globo
MP busca desmantelar quadrilha suspeita de aplicar golpes para receber seguro de carros Imagem: Thiago Lontra/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

07/10/2015 10h39

Uma ação conjunta da Polícia Militar e do Ministério Público desencadeada na manhã desta quarta-feira (7) no Rio de Janeiro busca cumprir 72 mandados de prisão e oito de busca e apreensão na capital fluminense contra uma quadrilha suspeita de aplicar golpes para receber seguro de carros. Entre os suspeitos estão três oficiais da própria PM.

Até às 9h, 17 pessoas tinham sido presas. Os nomes ainda não foram divulgados. Cerca de 300 PMs de 23 batalhões participam da operação que conta com agentes da corregedoria e da inteligência da Polícia Militar do Rio e promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público estadual.

De acordo com o Ministério Público, aliciadores no Rio contatavam proprietários de veículos segurados no Estado e compravam os carros, que eram transportados para Santa Catarina. Lá os veículos eram repassados para receptadores, desmontados e tinham as peças colocadas à venda. Após a chegada dos carros ao Sul, seus proprietários comunicavam o falso roubo.

Policiais e promotores também tentam prender pessoas que fazem parte do esquema e moram em comunidades ocupadas por UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). A previsão é que a ação ocorra em 12 favelas com UPPs.

Também foram pedidos 150 mandados de prisão e 110 mandados de busca e apreensão em 19 municípios catarinenses e em Curitiba.