Topo

Mesmo com escolta de PMs, Rio Branco tem seis ataques a ônibus em uma noite

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

08/10/2015 12h46

Seis ônibus foram atacados --sendo cinco deles queimados-- por vândalos em Rio Branco (AC), na noite desta quarta-feira (7). A ação de criminosos incendiou outros dois veículos --um carro e um caminhão-- e duas casas na rua Valdomiro Lopes e no Ramal da Castanheira. Uma adolescente ficou ferida em um ataque a ônibus.

Apesar de policiais militares estarem dentro dos ônibus, criminosos atacaram dois coletivos jogando combustível. Os atentados ocorreram na avenida Amadeo Barbosa, bairro Seis de Agosto, e no bairro Alto Alegre. Neste último ataque, criminosos jogaram combustível no ônibus, mas não conseguiram atear fogo porque perceberam a presença dos PMs. Houve troca de tiros, e uma adolescente de 14 anos ficou ferida ao ser atingida por estilhaços de vidro de uma janela do ônibus pelas balas.

Ainda na noite de ontem, quatro ônibus que estavam dentro de um galpão às margens da BR-364, localizado no bairro Rosalinda, foram incendiados. Segundo a polícia, moradores contaram que ouviram explosões e viram dois homens em uma moto saindo do local. Os ônibus ficaram totalmente danificados.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Acre, a equipe de combate a incêndio recebeu um chamado às 21h para conter fogo em uma casa no Ramal da Castanheira. Logo depois, outra casa nua Valdomiro Lopes foi alvo de atentados.

Desde a noite da última segunda-feira (5), criminosos estão agindo em Rio Branco, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), ordenados por presos de penitenciárias do Estado em retaliação às mortes de dois assaltantes. Um dos mortos na tentativa de assalto, Fábio André de Araújo Pereira, cumpria pena no regime semiaberto no Complexo Penitenciário de Rio Branco. Ele tinha dez passagens pela polícia por roubo qualificado.

Com a onda de ataques, o governo do Estado solicitou ao Ministério da Justiça reforço na segurança com envio de pelo menos 80 homens da Força Nacional de Segurança Pública. Vinte e sete homens da Força que estão no Acre atuando no monitoramento de fronteira foram destacados para atuarem em Rio Branco até cessarem os atentados.

Com os novos ataques, já são 23 veículos danificados com a ação de vândalos desde a noite da última segunda-feira --seis na primeira noite, nove entre a noite de terça e a madrugada da quarta-feira e oito entre a noite de ontem e madrugada desta quinta (8). Até agora 12 pessoas foram presas acusadas de participarem dos ataques.

Nea quarta-feira (7), os prédios da Delegacia da 5ª Regional e do 5º Batalhão da Polícia Militar, localizados na rua Boa Vista, bairro Vitória, foram atingidos por disparos de arma de fogo feitos por dois homens em uma moto. Uma escola estadual no bairro da Baixada da Sobral também foi atacada por criminosos, que atearam fogo no prédio. Ninguém se feriu.

O secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias, disse em entrevista ao UOL que a segurança pública está realizando ações de forma conjunta com as polícias e o Judiciário para acabar com as ações criminosas na capital. 

"Estamos trabalhando 24h, rodando com efetivo reforçado para ações de maneira efusivas tudo dentro da lei. Essas ações são do Estado, pois estamos com todas as forças unidas da Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Força Nacional, além do Poder Judiciário, para dar resposta de maneira rápida para a sociedade", afirmou.