Topo

Homem que aparece em vídeo de segurança é suspeito de matar professor em MG

O professor universitário Rafael Adriano de Oliveira Severo, 37, foi encontrado morto neste sábado - Reprodução/Facebook
O professor universitário Rafael Adriano de Oliveira Severo, 37, foi encontrado morto neste sábado Imagem: Reprodução/Facebook

Rayder Bragon

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

08/10/2015 18h18

Um homem ainda não identificado, mas que aparece em imagens de câmeras de segurança, seria o principal suspeito da morte do professor universitário Rafael  Adriano de Oliveira Severo, 37, cujo corpo foi encontrado amordaçado e com pés e mãos amarrados no seu apartamento. O crime ocorreu no sábado passado (3), na cidade de Contagem, situada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Segundo a polícia, as filmagens de câmeras do entorno do prédio da vítima mostram o suspeito entrando na edificação, por volta das 23h30 da noite da sexta-feira (2), e saindo já na madrugada do sábado, em torno das 3h da manhã, carregando uma pasta. Nela, conforme a polícia, o suspeito levou do imóvel apenas produtos eletrônicos [notebook, dois telefones celulares e um sem fio], apesar de existirem outros objetos de valor.  A residência da vítima não estava revirada. 

O delegado Alex Machado, da Delegacia Especializada de Homicídios de Contagem, afirmou não ter dúvida de que ele seja o principal suspeito da morte do professor. A ação do homem demonstra a intenção de esconder provas, talvez tentando não deixar rastros que pudessem atestar que tanto vítima quanto agressor já tinham se conhecido previamente por meio das redes sociais.

“Ele leva exatamente equipamentos de comunicação e que dá a entender que ele queria ocultar as provas. O apartamento não foi revirado, não foi buscado outros bens de valor. A gente pode concluir, sim, que o objetivo específico dele foi levar o notebook para, provavelmente, esconder algum tipo de conversa”, afirmou o policial durante entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (8). A motivação para o crime ainda não foi esclarecida, mas o professor pode ter morrido por estrangulamento.

As imagens foram mostradas a familiares do educador, que disseram não reconhecer o homem que aparece na filmagem. As investigações prosseguem no intuito de tentar identificar o suspeito e apurar a motivação para o crime.

Rafael Severo era coordenador pedagógico, desde 2010, do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais de Belo Horizonte (Facisa-BH). O corpo dele foi encontrado por uma colega de trabalho que disse ter estranhado a ausência dele nas aulas de sábado. Ela acionou a Polícia Militar em seguida.
Severo foi localizado sobre uma cama, com as pernas amarradas por uma sacola de pano, e as mãos presas com uma cueca rasgada. A boca havia sido amordaçada com uma fronha. Seu rosto estava machucado.

A PM informou ainda que a porta do imóvel não apresentava sinais de arrombamento.

A perícia da Polícia Civil identificou R$ 600 dentro do apartamento e o carro da vítima na garagem. O professor foi enterrado no domingo (4) em um cemitério de Belo Horizonte.