Topo

Tornado atinge duas cidades no oeste do Paraná e destrói galpão

Do UOL, em São Paulo

09/10/2015 21h22

Um tornado passou na tarde desta sexta-feira (9) pelas cidades de Cafelândia e Nova Aurora, no oeste do Paraná, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). Meteorologistas afirmaram que o fenômeno durou cerca de oito minutos, com ventos que chegaram a 115km/h e destruíram um galpão e um aviário na comunidade de Central Santo Antônio, em Cafelândia.

O instituto tecnológico divulgou que seus radares mostravam tempestades severas, mas não previram a formação do tornado. Para comprovar a existência do fenômeno, os meteorologistas usaram vídeos que foram enviados por moradores da região.

Além das filmagens, fotografias de como a vegetação ficou após a passagem do tornado, com árvores retorcidas e pinheiros cortados ao meio, também foram utilizadas pelos especialistas para confirmar o fenômeno, por serem consequências características de ventos que se formam com um funil tocando o solo. Não há registro de feridos.

Os pesquisadores do Simepar afirmaram que o fenômeno não é comum no Brasil, mas já aconteceu no Paraná esse ano, em Francisco Beltrão, no dia 16 de julho.

A previsão é que as tempestades continuem neste sábado nas regiões oeste, norte e nordeste do Estado, mas não há previsão específica de novos tornados.