Topo

Mais de 20 mil pessoas são afetadas pelas chuvas no RS

O nível do rio Guaíba chegou a 2,48 metros na manhã deste sábado (10) passando do estado de "alerta" para "enchente", segundo informou o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre. Na região das ilhas (foto), ruas e avenidas ficaram inundadas e algumas residências foram invadidas pela água. No entanto, segundo a Defesa Civil, nenhuma família precisou ser retirada de casa até o momento - Carlos Macedo/ Agência RBS/ Estadão Conteúdo
O nível do rio Guaíba chegou a 2,48 metros na manhã deste sábado (10) passando do estado de "alerta" para "enchente", segundo informou o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre. Na região das ilhas (foto), ruas e avenidas ficaram inundadas e algumas residências foram invadidas pela água. No entanto, segundo a Defesa Civil, nenhuma família precisou ser retirada de casa até o momento Imagem: Carlos Macedo/ Agência RBS/ Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre (RS)

10/10/2015 22h03

O número de cidades gaúchas que contabilizam estragos devido à chuva subiu para 46, conforme dados atualizados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no início da noite deste sábado (10). Importantes rios da região metropolitana estão sendo monitorados. Em alguns casos, os níveis já ultrapassaram as marcas de alerta. 

Chove intensamente em todo território gaúcho desde o meio da semana. Três cidades já decretaram situação de emergência. São elas: Santa Maria, Itaara, e São Sebastião do Caí. As duas primeiras na região central. A última, no Vale do Caí. Na serra, o município de Campestre da Serra está em estado de calamidade. 

Em todo o Rio Grande do Sul, 20.240 pessoas foram atingidas pelas cheias. Destas, 1.457 estão desalojas (em casas de vizinhos ou parentes) e 2.015 estão desabrigadas (acolhidas em espaços das prefeituras). Conforme a Defesa Civil, 2.817 residências foram danificadas pela chuva, vento ou queda de granizo. 

A chuva que ainda cai na serra e na região dos vales enche os rios que vão desaguar no Guaíba, em Porto Alegre. O rio que banha a capital já está acima do seu nível. Ainda pela manhã, estava na marca de 2,50 metros no Cais Mauá, no centro da cidade, quando a cota de extravasamento é de 3 metros. 

Outros três importantes rios também já ultrapassaram os níveis de alerta. É o caso do Caí, em Montenegro, do Jacuí, nas ilhas de Porto Alegre, e o Gravataí, em Gravataí. 

Estradas federais e estaduais também sofreram danos. Sete pontos estão bloqueados no Estado. Há interdição total no km 313 da BR-287, em São Vicente do Sul; parcial na BR-158, em Itaara; na BR-290, em Caçapava do Sul (ambos no centro do Estado); e queda de barreira na RS-115, em Gramado (na serra). Há interdição parcial na RS-287, em Montenegro; na RS-124, em Pareci Novo (os dois Vale do Caí); e na RS-453, em Torres (no litoral norte). 

Previsão

Conforme a empresa de meteorologia MetSul, a instabilidade deve se afastar do RS apenas na segunda-feira. Até lá, a chuva deve ser predominantemente fraca a moderada, mas com possibilidade de pancadas localmente fortes. 

Segundo os meteorologistas, os volumes de chuva na maioria das cidades gaúchas nestes dois dias não deve exceder 75 milímetros, insuficientes para agravar as cheias. Porém, as inundações tendem a piorar nos locais de vazão. 

Terça terá sol em todas as regiões, mas a trégua deve durar pouco. Na quarta e na quinta-feira o risco de chuva forte a intensa é alto em algumas regiões na passagem de uma frente fria, informa a MetSul. Porém, serão volumes menores do que os atuais e que devem cessar na sexta, quando uma nova massa de ar frio ingressa no território gaúcho afastando a umidade.