Topo

Onça de zoológico em SP é envenenada e polícia vai investigar maus-tratos

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto (SP)

15/10/2015 18h22

Uma onça parda do Zoológico Municipal de Garça (a 404 km de São Paulo) foi envenenada, segundo a administração municipal. A informação ganhou repercussão após a publicação de um vídeo em que o animal aparece atordoado nas redes sociais na última quarta-feira (15). Houve denúncia de maus-tratos à Polícia Ambiental e a Polícia Civil também foi acionada para investigar.

O vídeo foi disponibilizado nas redes sociais ontem, mas, segundo a prefeitura, o envenenamento ocorreu há cerca de um mês e ainda não há pistas sobre quem seria o autor do crime ambiental. A onça, um macho de três anos de nome Pietro, foi transferida para uma área reservada do Bosque Municipal, onde está sendo tratada por uma equipe e recebe cuidados intensivos. Ainda não foi possível determinar qual substância teria sido responsável pelo envenenamento.

A veterinária Patrícia Almeida, que atende os animais do zoológico e examinou o animal, afirmou que a onça tem apresentado pelo menos três convulsões por dia e apresenta baba contínua, mas está reagindo bem ao tratamento. "Ela está debilitada, mas está reagindo. Passa muito tempo dopada, mas estamos conseguindo livrá-la do risco de morte", disse. A expectativa é que o animal seja enviado, nos próximos dias, à Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu, onde passará por exames completos para determinar, além do envenenamento, eventuais problemas de saúde.

Um grupo de ambientalistas da cidade chegou a fazer uma denúncia à Polícia Ambiental, que também foi ao local. Segundo capitão Ewerton Messias, que responde por Garça, não foi constatado nenhum indício de maus-tratos e a investigação foi encerrada. A administração de Garça também permitiu acesso ao local e divulgou um vídeo no qual comenta o tratamento da onça. "Não temos nada a esconder", disse Patrícia.

Denúncia

De acordo com Aridelson Martins, autor das imagens, ele se deparou com o animal no fim de semana, durante uma visita que fez ao zoológico do Bosque Municipal. "O que a gente vê é um descaso total. Tentei procurar funcionários para que eles explicassem o que estava acontecendo, mas não achei ninguém. Por isso resolvi filmar e postar nas redes sociais", disse ele, que afirmou estar satisfeito com o desfecho do caso. "Parece que o animal agora receberá todo o tratamento que não estava tendo, e esse foi o objetivo desde o começo", conta.

Já a assessoria de imprensa da prefeitura informou que, no último final de semana, pessoas invadiram o espaço onde o animal está sendo tratado e filmaram o animal. As imagens foram divulgadas nas redes sociais acompanhadas de críticas à administração. A Prefeitura de Garça informou, entretanto, que a invasão foi irregular e que registrou um boletim de ocorrência para identificar e punir os invasores. A administração ressaltou, entretanto, que o local é reservado e que todos os cuidados necessários para assegurar a sobrevivência da onça estão sendo tomados.

"O zoológico de Garça possui uma infraestrutura adequada para abrigar um significativo número de animais de várias espécies e está na restrita lista de zoos do Estado que atendem às exigências apresentadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis)", esclarece a administração, em nota oficial.