Topo

Traficante de animais mantinha mais de 30 filhotes de aves no Tocantins

Aves apreendidas em terreno na Vila São José, em Gurupi (TO), no sábado (17) -  3ª Companhia Ambiental de Gurupi
Aves apreendidas em terreno na Vila São José, em Gurupi (TO), no sábado (17) Imagem: 3ª Companhia Ambiental de Gurupi

Do UOL, em São Paulo

19/10/2015 12h36

Uma blitz em um terreno no bairro de Vila São José, em Gurupi (TO), apreendeu 32 filhotes de papagaio e um de arara guardados no quintal de uma lavadora no sábado (17). As aves estavam em caixas de papelão sob um telhado precário e, embora filhotes, já estavam emplumadas.

Os animais, segundo a 3ª Companhia Ambiental de Tocantins, seguiriam para Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ), mas foram resgatados depois da denúncia de um vizinho incomodado com o barulho de aves vindo do terreno de Neuza Francisco de Matos, 43. Para a polícia, ela e o marido mantêm um esquema de tráfico de animais a partir de uma propriedade rural que pertence ao sogro da acusada, na região de São Valério do Peixe, próximo ao rio Tocantins, onde são criados os pássaros.

Neuza assinou um TCO (termo circunstanciado de ocorrência) e foi liberada após o pagamento de R$ 16.500 de multa, equivalente a R$ 500 por animal apreendido. A pena para esse tipo de crime é de seis meses a 1 ano e será determinada posteriormente pelo juiz da região.

As aves devem ser encaminhadas até terça-feira (20) para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Araguaína, no interior do Estado.

Pássaros foram encontrados em caixas de papelão, no fundo do terreno em Gurupi (TO) -  3ª Companhia Ambiental de Gurupi/Divulgação -  3ª Companhia Ambiental de Gurupi/Divulgação
Pássaros foram encontrados em caixas de papelão, no fundo do terreno em Gurupi (TO)
Imagem: 3ª Companhia Ambiental de Gurupi/Divulgação