Topo

Ativistas pintam carros em protesto por estacionamento em ciclovia em Natal

Carro pintado em protesto por estacionar em ciclovia em Natal - Arquivo pessoal/Facebook
Carro pintado em protesto por estacionar em ciclovia em Natal Imagem: Arquivo pessoal/Facebook

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

21/10/2015 20h49

Carros que estavam estacionados em cima de uma ciclovia na entrada do campus da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em Natal, foram pintados em protesto contra a parada irregular.

A ação foi assumida pelo grupo “Cicloativistas”. Os carros estavam estacionados no anel viário que dá acesso ao campus da universidade -- onde estava sendo realizado um seminário de ciência, tecnologia, inovação e cultura.

Em nota, o grupo informou que a ação foi “pedagógica com tintas laváveis a água”. “[A ideia era] conscientizar os motoristas da necessidade de respeitar os espaços que não são destinados aos carros e para chamar atenção para a saturação desse modal dentro da universidade. O coletivo é extremamente crítico à execução da obra da ciclovia, que foi mal planejada e executada, e por isso mesmo, se trata de uma estrutura incapaz de suportar o peso dos carros, o que leva a deformação da mesma em curto prazo”.

Segundo os Cicloativstas, a ideia é causar uma “reflexão aos donos dos veículos, que não sofreram quaisquer danos permanente, a população foi instigada a interagir e perceber que o excesso de automóveis é realmente um grande problema, aqui e em todo o mundo.”

“Esperamos contribuir, através da discussão e reflexão, para a construção de uma universidade e cidade mais humanas, feita para todas as pessoas, assegurando os direitos à locomoção desobstruída e transporte de qualidade, que também é uma luta nossa”, informa a nota.

Segundo a UFRN, a ciclovia onde os carros pararam ficam na área externa, fora do controle da universidade. Aassessoria de imprensa da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal foi procurada pela reportagem, mas não atendeu às ligações.