Topo

Enchentes afetam 30 mil pessoas em Santa Catarina

Área alagada de Blumenau na manhã de sexta-feira (23) - Airton Fernandes/Secom-SC
Área alagada de Blumenau na manhã de sexta-feira (23) Imagem: Airton Fernandes/Secom-SC

Camila Rodrigues da Silva

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

23/10/2015 22h16

As chuvas fortes no sul do Brasil, com enchentes e alagamentos, afetaram 30 mil pessoas em 97 municípios de Santa Catarina, segundo a Defesa Civil em seu mais recente boletim, na noite de sexta-feira (23). Cerca de 7 mil casas foram danificadas ou destruídas, deixando 1.790 desabrigados (que tiveram as casas destruídas) e 2.933 desalojados (que tiveram de deixar a casa temporariamente).

As cidades que estão em estado de emergência são Abelardo Luz, Agronômica, Angelina, Caxambu do Sul, Chapadão do Lageado, Chapecó, Dona Emma, Itajaí, Ituporanga, Lebon Régis, Papanduva, Presidente Getúlio, Quilombo, Rio do Sul, Salete, São Cristóvão do Sul e Trombudo Central, localizadas principalmente nas regiões do oeste, meio-oeste e Vale do Itajaí.

O rio Itajaí-Açu, no Vale do Itajaí, chegou ao pico máximo de 10,3 metros acima do nível normal. Blumenau, a maior cidade da região, teve enchentes em cerca de 150 ruas e 80 deslizamentos, e a Defesa Civil mantém o município em Estado de alerta.

Foi nesse contexto que o governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD), sobrevoou a região e se reuniu com os prefeitos das cidades de Blumenau,Taió, Salete, Pouso Redondo, Rio do Campo e Mirim Doce. Durante o encontro, em Blumenau, ele garantiu a permanência do helicóptero Arcanjo para as operações de busca e resgate.

Está previsto que Colombo retorne neste sábado a Blumenau com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que deverá sobrevoar o Vale do Itajaí para ter dimensão do impacto das chuvas deste mês. 

A previsão para o final de semana no Estado é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e noite no oeste e meio-oeste do Estado. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte, o céu estará encoberto e, nas demais regiões, o sol aparece. Já o domingo será de chuva fraca na maior parte do Estado e pancadas nas regiões oeste e meio-oeste, onde há mais cidades em situação de emergência.