Topo

Rapaz de 21 anos é a quarta vítima fatal das chuvas em Santa Catarina

Jovem de 21 anos morreu afogado no bairro de Barragem, em Rio do Sul (SC) - Divulgação/Corpo de Bombeiros de Santa Catarina
Jovem de 21 anos morreu afogado no bairro de Barragem, em Rio do Sul (SC) Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Camila Rodrigues da Silva

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

26/10/2015 20h41

Um rapaz de 21 anos, ainda não identificado, afogou-se ao tentar atravessar uma área alagada no bairro Barragem, no município de Rio do Sul (SC), no início da tarde desta segunda-feira (26). Essa é a quarta morte decorrente das chuvas em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil. 

Ele estava com outros dois homens em uma canoa, quando ela virou. Dois conseguiram nadar, mas a vítima tentou segurar-se em um tronco, mas se afogou. O corpo foi encontrado por volta das 17h pelo corpo de bombeiros.

A cidade está em situação de emergência desde o dia 21. Sem chuvas desde sexta, o nível do rio Itajaí-Açu está baixando. O rio, que estava em 10,71 metros, agora está em 8,30 m. Segundo a Defesa Civil de Rio do Sul, a cidade deixará de ter ruas alagadas quando o nível do rio chegar a 6,5 metros. 

Essa é a segunda morte por afogamento desde que as chuvas intensas começaram no Estado. Na noite do dia 17, José Ademir Moreira, 34, tentava atravessar a ponte do rio Argentina, em Três Barras, no norte do Estado, quando foi arrastado pela correnteza e morreu afogado.

Entre as vítimas fatais também está um trabalhador rural de Lebon Régis, que foi atingido por um raio ao se abrigar embaixo de uma árvore no último dia 8, e um jovem de 18 anos que, no dia 17, tocou uma cerca energizada por fios de alta de tensão de um poste derrubado por um vendaval em Balneário Piçarras, no Vale do Itajaí.

25 municípios estão em emergência

Segundo informações da Defesa Civil, o número de municípios com ocorrências devido às chuvas subiu para cem, sendo que 25 estão em estado de emergência. O total de afetados pela chuva é de 51.155 pessoas, 21.189 delas estão desalojadas (que tiveram de sair temporariamente de suas casas) e 1.873 desabrigadas (que perderam suas casas).

Ainda há cerca de 500 pessoas desabrigadas em Rio do Sul.

A previsão é de que as chuvas ainda continuem nesta semana com intensidade menor. Ainda há chances de granizo no oeste e no norte do Estado, as regiões mais afetadas nas últimas semanas, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometereologia de Santa Catarina..

Rio do Sul no dia 23 - Felipe Carneiro/Agência RBS/Estadão Conteúdo - Felipe Carneiro/Agência RBS/Estadão Conteúdo
Na sexta-feira (23), o nível do rio Itajaí-Açu ultrapassou o nível de dez metros na cidade de Rio do Sul (SC)
Imagem: Felipe Carneiro/Agência RBS/Estadão Conteúdo