Topo

Três são presos por morte de intercambista angolano em MG

O angolano Joceu Capilo, morto ao separar briga de estudantes em MG - Reprodução/Facebook
O angolano Joceu Capilo, morto ao separar briga de estudantes em MG Imagem: Reprodução/Facebook

Rayder Bragon

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

04/11/2015 19h20

Três homens foram presos nesta terça-feira (3) acusados de participar do assassinato do intercambista angolano Joceu Wando Capilo, 30, em Santa Rita do Sapucaí (406 km de Belo Horizonte), em Minas Gerais

O angolano cursava engenharia de telecomunicações no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), na cidade mineira. Ele estava no país desde 2012 e morava com outros estudantes angolanos em uma casa na cidade. O corpo de Joceu deve ser transportado de avião para Angola. Uma irmã da vítima se deslocou até o Brasil para acompanhar o caso. Um representante do Inatel acompanha o desembaraço burocrático para a liberação do traslado do corpo. 

Joceu foi assassinado com dois tiros na noite de 30 de outubro ao tentar impedir que o trio agredisse um estudante. O angolano estava em uma rua da cidade com grande concentração de bares e estudantes. Segundo o delegado Mário Roberto Martins, os três acusados têm passagem pelos crimes de roubo e tentativa de homicídio e confessaram o crime. “A [outra] vítima estava sendo agredida de maneira covarde. O Joceu foi tentar convencer que não agredissem mais o estudante”, afirmou. 

De acordo com o policial, um dos suspeitos sacou uma arma e efetuou um primeiro disparo na cabeça do angolano. “Ele caiu e, em seguida, o atirador se ajoelhou sobre ele e deu mais um disparo no rosto. Eles disseram que estavam alcoolizados e, provavelmente, também sob efeito de drogas. Nem eles sabem explicar por que estavam brigando”, afirmou. Eles foram levados para o presídio da cidade, onde cumprem prisão preventiva, e devem responder por homicídio qualificado e associação criminosa.