Topo

Carioca decide ajudar adolescente que o roubou: "vou adotar meu bandido"

"Resolvi seguir o conselho da Sheherazade e adotar o meu bandido", diz Domênico, que teve o celular roubado - Reprodução/Facebook
"Resolvi seguir o conselho da Sheherazade e adotar o meu bandido", diz Domênico, que teve o celular roubado Imagem: Reprodução/Facebook

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

09/11/2015 19h24

O cantor e compositor da escola de samba Mangueira Deivid Domênico estava distraído, mexendo no celular dentro do ônibus, quando um adolescente aproveitou o coletivo parado em um sinal na esquina da avenida Presidente Vargas com a rua Uruguaiana, em pleno centro do Rio de Janeiro, para roubá-lo. Conhecedor da região –ele trabalha como carteiro há 18 anos, 11 deles no centro--, Domênico correu atrás do garoto. O encontrou perto da Saara, onde se concentram as lojas populares da cidade.

Com ajuda de alguns seguranças, conseguiu recuperar o celular e evitar que o adolescente fosse linchado pela multidão que acompanhou a perseguição. Ao invés de apenas dar queixa contra o rapaz, Domênico resolveu ajudá-lo. Fez questão de acompanhá-lo até a delegacia --“Não quer ser preso, não rouba. Não vou defender o que ele fez”--, e se ofereceu para “adotá-lo” simbolicamente, o ajudando a conseguir emprego e retomar os estudos. “Resolvi seguir o conselho da Sheherazade [comentarista que causou polêmica ao defender a ação de justiceiros que amarraram um adolescente nu a um poste com um cadeado de bicicleta no Aterro do Flamengo, no Rio] e adotar o meu bandido”, diz. 

O relato do assalto, ocorrido na sexta-feira (6), viralizou e, até o fim da tarde desta segunda-feira (9), tinha mais de 27 mil curtidas e cerca de 5.000 compartilhamentos no Facebook. “Aquelas pessoas que acreditam de fato que a solução não é a redução [da maioridade penal] se manifestaram, muita gente deu apoio. Me fez entender que os bons são a maioria. Gerou uma esperança grande”, conta Domênico, que diz que nem quando teve um samba-enredo eleito vencedor na escola teve tanta repercussão.

Ao menos um advogado e uma assistente social já se ofereceram para ajudar o adolescente. A direção da Mangueira também se prontificou a conseguir um trabalho para o jovem que, segundo Domênico, está detido no Instituto Padre Severino, um reformatório na zona norte da cidade.

O compositor conta que foi hostilizado na delegacia ao propor ajudar o rapaz, que tinha outras passagens pela polícia e foi chamado de “sementinha do mal” pelos agentes. Na quinta-feira (12) ele pretende ir visitá-lo para ver se ele aceita a ajuda. “Eu não estou mais sozinho. Ele não está sozinho. Por isso não vou esperar ele sair, vou lá visitá-lo. Fazê-lo entender que há outras possibilidades, mostrar que alguém acredita nele.”

 

ACABEI DE SER ROUBADOOlha que pica... Acabei de ser roubado. Tava lendo as palhaçadas do grupo do futebol dos...

Posted by Deivid Domênico on Sexta, 6 de novembro de 2015