Topo

Zoo de Sorocaba (SP) libera visitas a filhote de urso-de-óculos

Filhote de urso-de-óculos nascido nascido em zoológico de Sorocaba - Divulgação
Filhote de urso-de-óculos nascido nascido em zoológico de Sorocaba Imagem: Divulgação

Wagner Carvalho

Colaboração para o UOL, em Bauru (SP)

11/11/2015 23h04

O zoológico de Sorocaba (101 km de São Paulo) liberou a visitação de um filhote de urso-de-óculos nascido em cativeiro. Primeira cria do casal de ursos Pepito e Penélope, o animal esteve longe do público por seis meses para que ocorresse a adaptação entre mãe e filho. Eles foram isolados nesse período numa área chamada de cambiamento para que não houvesse nenhum tipo de distração e ela se dedicasse totalmente ao filhote.

“O único contato do animal neste período foi com os tratadores do Zoo, apenas para colocar comida e para observá-los, sem interferência para que houvesse este contato paramental entre os animais”, afirmou a chefe de Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, Cecilia Pessutti. A espécie figura na lista dos animais com risco de extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e é o único urso sul-americano (vive na região dos Andes).

O filhote ainda não tem um nome e o zoo não sabe ainda se pretende fazer uma espécie de concurso para que as pessoas ajudem a escolher um pra ele.  O urso-de-óculos tem esse nome devido às manchas de coloração branca ou bege em volta dos olhos (em formas de círculos ou semicírculos). 

A visitação no Zoo de Sorocaba acontece de terça a domingo, das 9h às 17h, na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.