Topo

Sob risco de falta de água, prefeito bloqueia ferrovia da Vale no ES

Ferrovia da Vale bloqueada em Baixo Guandu, no Espírito Santo - Divulgação/Aimorés Online/Drones Imagens Aéreas
Ferrovia da Vale bloqueada em Baixo Guandu, no Espírito Santo Imagem: Divulgação/Aimorés Online/Drones Imagens Aéreas

Do UOL, em São Paulo

12/11/2015 22h57

O prefeito de Baixo Guandu, no Espírito Santo, Neto Barros (PCdoB), comandou no início da noite desta quinta-feira (12) o bloqueio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, operada pela Vale, uma das controladoras da mineradora Samarco, responsável pelas barragens que se romperam em Mariana (MG).

Barros exige um encontro com a cúpula da Vale e que a empresa apoie a prefeitura no plano de captação de água do rio Guandu, já que o rio Doce, principal manancial do município, vem sendo tomado pela lama com rejeitos de mineração que vazou das barragens de Mariana. "Está claro que não havia nenhum plano de contenção ou prevenção de desastres. Presenciamos atônitos a um crime ambiental sem precedentes", afirmou o prefeito antes do bloqueio.

O avanço da lama pelo rio Doce já interrompeu a captação de água de municípios mineiros como Governador Valadares. Os rejeitos devem chegar a Baixo Guandu, município com 31 mil habitantes, a partir da próxima segunda-feira (16), segundo previsão do Serviço Geológico do Brasil.

“Quando esse volume de rejeitos chegar, a captação será interrompida e serão colocadas em prática as ações emergenciais”, declarou o diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município), Luciano Magalhães.

De acordo coma a prefeitura, representantes da Samarco disseram que a empresa não irá repassar verbas para que a obra emergencial de captação de água do rio Guandu, orçada em R$ 1,5 milhão, seja executada.

Na tentativa de abrir o diálogo com a Vale, o prefeito Neto Barros determinou o uso de caminhões e máquinas da administração municipal para interromper a circulação de trens. Na ferrovia, a empresa transporta cargas e passageiros entre as regiões metropolitanas de Cariacica (ES) e Belo Horizonte.

Em Governador Valadares (MG), a ferrovia também foi bloqueada nesta quinta em outro protesto contra a Vale por causa da falta de água. Em nota, a Vale afirmou que “está tomando as medidas necessárias para garantir o tráfego ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas”.

Rompimento de barragens devasta vilarejos de MG e lama segue até o ES

UOL Notícias