Topo

Justiça do Rio decreta prisão de três suspeitos por linchamento em Ipanema

Do UOL, no Rio

17/11/2015 16h09

A Justiça do Rio de Janeiro decretou nesta terça-feira (17) a prisão temporária de três pessoas supostamente envolvidas na morte do vendedor de gelo Fabiano Machado da Silva, 33, espancado até a morte na manhã deste domingo (15), em Ipanema, zona sul da capital fluminense. Alan Cesar de Mesquita, Ana Alice Alves Cosme Carneiro e Ingrid Caldeira Mendes são suspeitos de terem espancado Silva com uma barra de ferro. 

Na decisão, a juíza Maria Izabel Pena Pieranti destacou que a vítima não teve chance de defesa. “É de se observar que não se trata apenas de mais um homicídio, praticado em plena via pública, sob a luz do dia. Mister enfatizar que a vítima fatal, depois de encurralada junto a um caminhão, foi barbaramente espancada por várias pessoas, com uma barra de ferro, recebendo ainda chutes, socos e pontapés. A ação configurou verdadeiro linchamento, não deixando qualquer chance de reação à vítima”, afirma a magistrada.

O linchamento ocorreu após a vítima discutir com duas mulheres e tentar agredir uma delas com uma barra de ferro. Imagens das câmeras de segurança da rua obtidas pela polícia mostram o momento em que uma mulher consegue retirar o objeto da mão do vendedor, que em seguida é cercado por cerca de dez pessoas e espancado. Silva ainda tenta entrar no caminhão de gelo, mas é retirado pelo grupo e novamente espancado. 

Os agressores ainda furtaram o celular da vítima e, através do WhatsApp, mandaram recados para a família, com ofensas e xingamentos a Silva.

A Comissão de Defesa de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro divulgou nota em que condena o ato qualificando-o de barbárie. Independentemente das supostas acusações que pairam sobre o ambulante, que devem ser apuradas com rigor pela Divisão de Homicídios, o fato demonstra que se caminha para a barbárie  quando desentendimentos interpessoais são resolvidos com espancamentos, linchamentos, torturas ou assassinatos com armas".