Topo

MP vai acionar Samarco por danos ao patrimônio cultural em Mariana

Imagens sacras recuperadas de igrejas atingidas pela lama na cidade de Mariana, onde duas barragens se romperam em novembro - Ministério Público de Minas Gerais/Divulgação
Imagens sacras recuperadas de igrejas atingidas pela lama na cidade de Mariana, onde duas barragens se romperam em novembro Imagem: Ministério Público de Minas Gerais/Divulgação

Rayder Bragon

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

20/11/2015 12h06

O Ministério Público de Minas Gerais anunciou que vai acionar, incluindo a esfera criminal, a empresa Samarco por danos ao patrimônio cultural de igrejas atingidas pela lama que vazou da barragem de Fundão, no dia 5 deste mês, em Mariana (MG).

Segundo diagnóstico preliminar, apresentado em decorrência da operação intitulada “S.O.S. Patrimônio’, o órgão afirmou ter recuperado 310 peças sacras, mas estima que muitas outras se perderam e houve danos considerados irreparáveis a algumas das igrejas.

“A Samarco será responsabilizada por todos esses danos, inclusive na esfera criminal’, afirmou, por meio da assessoria do órgão, o promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais. 

Conforme o MP, durante 14 dias, equipe de especialistas em patrimônio cultural fez levantamentos históricos, fotos aéreas e, com apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros, vistoriaram as capelas de Mercês e São Bento (no subdistrito de Bento Rodrigues), Santo Antônio (subdistrito de Paracatu de Baixo) e Nossa Senhora da Conceição [distrito de Gesteira, na cidade de Barra Longa]. Esses locais são protegidos por leis municipais.

As ações têm por objetivo, segundo o órgão, fazer um levantamento da extensão dos danos causados a bens culturais situados nos povoados afetados pela lama.

“Muitos danos são, infelizmente, irreversíveis, como a perda de peças sacras e altares carregados pela lama”, disse Miranda.
Segundo ele, o trabalho continua para tentar localizar outras peças.

“Estamos trabalhando para tentar resgatar o máximo de peças e para evitar a destruição do que restou pelo tráfego de máquinas pesadas que estão no local”, declarou.

Conforme o estudo preliminar, a capela de São Bento, cuja construção remonta a 1718, foi totalmente destruída. Altares barrocos e dezenas de peças sacras estão desaparecidos.

A capela de Nossa Senhora das Mercês, em Bento Rodrigues, ficou ilhada pela lama e seus pertences poderiam ser alvo de furto. Segundo o MP, somente desse local foram retiradas 260 peças. O acervo resgatado foi levado para a reserva técnica do Museu de Arte Sacra de Mariana.

Integrante da equipe que vistoriou os locais, a professora Bethânia Reis Veloso, diretora do Centro de Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), informou que o rompimento da barragem contribuiu para a destruição de histórias centenárias de comunidades responsáveis pelo desenvolvimento do ciclo do ouro em Minas Gerais e pelo desaparecimento de grande parte do patrimônio histórico e artístico.

No entanto, a especialista ressaltou que foram resgatadas obras importantes do acervo dos templos.

O UOL entrou em contato com a assessoria da Samarco, controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton, mas a empresa ainda não se posicionou.