Topo

Moradores quebram fórum e delegacia, após morte de menina de 6 anos no MA

 Sala do fórum de Urbano Santos (MA) foi destruída pela população, que invadiu o local - MPE-MA/Divulgação
Sala do fórum de Urbano Santos (MA) foi destruída pela população, que invadiu o local Imagem: MPE-MA/Divulgação

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

25/11/2015 18h03

O assassinato da menina M.M.S., 6, encontrada com sinais de estupro em um matagal no último domingo (22), revoltou os moradores do município de Urbano Santos (MA), que depredaram parte do prédio da delegacia e do fórum da cidade na noite da terça-feira (14) e madrugada de quarta-feira (25). 

Dois carros, um da polícia e um do judiciário também foram atacados.

Os ataques ocorreram quando sete testemunhas estavam na delegacia sendo ouvidas na fase inicial das investigações para se chegar ao autor do crime. Até agora, nenhum suspeito de cometer o crime foi identificado.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, o tumulto começou quando começou um boato de que o acusado do crime estava preso na delegacia. Armados com paus e pedras, moradores tentaram invadir o prédio e foram contidos pela polícia.

“Estávamos fazendo as oitivas, ouvindo testemunhas, quando a população começou a atacar o prédio da delegacia. Inconformados, começaram a tentar invadir a prefeitura, o fórum e outros prédios públicos. Pedimos ajuda da população com informações para elucidar o crime, mas acabou que esses ataques prejudicaram o trabalho ontem porque a polícia transferiu às pressas o local da oitiva e os presos, acusados de outros crimes, que estavam custodiados lá”, contou superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Dicival Gonçalves.

As testemunhas e 20 presos que estavam detidos na delegacia tiveram de ser transferidos às pressas para a delegacia de Chapadinha, município vizinho.

O delegado afirmou que o policiamento no município foi reforçado para conter os ataques da população e, apesar do clima de revolta na cidade, a situação está sob controle nesta quarta-feira (25).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o registro foi de apenas perdas materiais e ninguém ficou ferido. O órgão informou que destacou dois carros de combate a incêndio para conter o fogo no fórum, que logo debelado porque o sistema antiincêndio acusou as chamas.

A sala da promotoria do município ficou destruída. O prédio da delegacia foi depredado. A população quebrou vidros e tentou arrancar janelas e portas na tentativa de ter acesso e linchar supostos acusados de matar a menina.

A polícia não informou o que motivou o crime. Segundo Gonçalves, peritos do Icrim (Instituto de Criminalística) encontraram sêmen no corpo da menina e coletaram o material para ser confrontado posteriormente com o material genético de suspeitos.

A menina desapareceu no último sábado (21) quando brincava na frente de sua casa, no bairro de Queimadas. A família ofereceu a recompensa de R$ 5 mil para quem encontrasse a menina. O corpo dela foi encontrado num matagal na manhã do dia seguinte.

O município de Urbano Santos fica na região leste do Maranhão, a 280km de São Luís, e tem cerca de 32 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).