Topo

Taxistas agridem motorista do Uber em Porto Alegre

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

26/11/2015 23h31

Dois taxistas agrediram um motorista do Uber no estacionamento de um hipermercado Carrefour, no bairro Partenon, em Porto Alegre (RS). O espancamento foi gravado e postado em redes sociais e provocou notas de repúdio inclusive do prefeito da cidade, José Fortunati (PDT).

O motorista do Uber estava em um Ford Fiesta escuro e teve ferimentos no rosto e na cabeça. Ele foi levado até o hospital Cristo Redentor e passa bem. Os agressores deixaram o local fazendo ameaças e foram presos, segundo a Brigada Militar. Ambos foram encaminhados para a 2ª Delegacia de Pronto Atendimento, no Palácio da Polícia.

A agressão aconteceu um dia depois de a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre proibir o funcionamento do serviço em Porto Alegre. O Uber começou a operar na capital gaúcha na última semana.

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), que gerencia o transporte na capital gaúcha, informou por meio de sua conta no Twitter que os taxistas envolvidos na agressão serão suspensos preventivamente quando identificados. O Carrefour disse que acionou a Brigada Militar assim que percebeu o incidente e que irá colaborar na investigação.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, disse, por meio de nota, repudiar a agressão, "Principalmente este [ato] de tamanha covardia que tomei conhecimento Solicitei imediatamente ao diretor da EPTC, Vanderlei Cappelari, a abertura de uma sindicância para apurar os fatos e responsabilizar os autores da agressão. A autorização para dirigir táxis de todos os envolvidos, que foram devidamente registradas por imagens, tem que ser suspensa imediatamente. O papel de coibir transportes clandestinos cabe única e exclusivamente aos agentes de trânsito e Brigada Militar."

O Uber afirmou, também em nota, que "se solidariza com o motorista parceiro e que o uso de violência em qualquer forma, sobretudo contra cidadãos trabalhadores, é inaceitável". A empresa disse que está oferecendo todo o apoio ao motorista atacado e todas as medidas legais cabíveis serão tomadas. Ao jornal "Correio do Povo", a assessoria de imprensa do sindicato dos taxistas disse que os dois agressores “responderão pelo que fizeram”.