Topo

Público aprova e banheiro público de luxo fica aberto por mais 1 mês em SP

Do UOL, em São Paulo

27/11/2015 10h12

Os pedestres que circulam pela rua Oscar Freire, conhecido endereço de comércio de luxo na zona oeste da capital paulista, continuarão tendo um banheiro público à disposição, mas ainda por tempo limitado.

No último dia 28 de outubro, a Kimberly-Clark inaugurou, no número 816 da via, o projeto-piloto "Banheiros Espetaculares Neve", cujo intuito era apresentar o conceito que a marca de papel higiênico tem sobre toaletes ao público.

A expectativa era que 7.000 pessoas frequentassem o local até 25 de novembro, quando a edição de 2015 do projeto seria encerrada. Porém as mais de 15 mil pessoas que passaram pelo banheiro no período fizeram a Kimberly-Clark decidir estender o prazo que os toaletes estarão disponíveis ao público até a antevéspera do Natal, 23 de dezembro.

Esta foi a primeira vez que o projeto foi realizado em uma via pública de São Paulo. A escolha pela Oscar Freire foi em razão de ela ser um "shopping a céu aberto", como conta a diretora de marketing da Kimberly-Clark, Fernanda Hermanny. "É uma rua com uma grande circulação de pessoas e onde não tem nenhum banheiro público para os consumidores.”

A grande procura pelo banheiro público é explicada, em parte, pela falta de estruturas sanitárias pela cidade. São Paulo possui apenas dois banheiros públicos em funcionamento, segundo a Secretaria das Subprefeituras. Um fica na praça Roosevelt (centro) e outro no largo da Concórdia (zona leste). Outros cinco banheiros públicos da prefeitura existem, mas estão fechados.

De acordo com a secretaria, a situação deve mudar. Estariam sendo realizadas reuniões para que alguns banheiros sejam administrados pela iniciativa privada. Outros, na região da Liberdade, devem ser recuperados em parceria com comerciantes da área.

A Kimberly-Clark ainda estuda se repetirá a iniciativa futuramente. “Quem sabe, para os próximos anos, a gente não consegue viabilizar um novo projeto”, diz Hermanny. O banheiro da Oscar Freire fica aberto ao público de segunda a sábado das 9h às 19h, e aos domingos, das 10h às 20h.