Topo

Polícia realiza operação para prender suspeitos de chacinas em Manaus

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

27/11/2015 12h34

Uma operação das polícias Federal e Civil e do Ministério Público Estadual realizada nesta sexta-feira (27) cumpre 15 mandados de prisão em Manaus contra suspeitos de participarem da série de assassinatos que deixou 34 pessoas mortas e dez feridos entre os dias 17 e 20 de julho.

A Secretaria de Segurança Pública ainda não informou quantas pessoas foram presas e se há policiais entre os suspeitos. A operação está ocorrendo em diversos bairros de Manaus e conta com 130 policiais - 24 da Fera (Força Especial de Resgate e Assalto), 21 policiais federais e 17 policiais militares.

Os 15 mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Mário Moraes Antony, da 3ª Vara do Tribunal do Júri. Ainda foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão. A Secretaria de Segurança informou que, quando os mandados de prisão forem todos cumpridos, as polícias deverão repassar mais informações.

A série de mortes começou após os assassinatos de um preso do Instituto Penal Antônio Trindade, localizado no km 8 da rodovia BR-174, e de um sargento da PM que reagiu durante um assalto na zona sul da capital, ocorridos na tarde do dia 17.

O preso Hudson de Souza Lopes foi decapitado pela facção criminosa Família do Norte durante disputa por tráfico de drogas. Já o policial morto foi o sargento Afonso Camacho Dias, 44, atingido por quatro tiros.

Segundo dados da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, ocorreram 23 assassinatos em menos de 24horas, entre a noite do dia 17 e a madrugada do dia 18.

Logo após os registros dos assassinatos, o governo do Amazonas informou que uma força-tarefa foi criada para investigar se os assassinatos tinham relação com as mortes do preso e do policial.

Na época da série de mortes, a Secretaria de Segurança informou que levantava suspeita de que um grupo de extermínio teria atuado nos crimes.

Fim de semana teve 34 mortes em Manaus (AM)

SBT Online