Topo

Índios Bororo denunciam tentativa de envenenamento de crianças em aldeia

Do UOL, em São Paulo

07/12/2015 19h26

Os índios Bororo, do Mato Grosso, denunciaram ao MPF-MT (Ministério Público Federal no Mato Grosso) uma suposta tentativa de envenenamento de crianças de suas aldeias na Terra Jarudore, no município de Poxoréo (MT).

Segundo o MPF, a Funai (Fundação Nacional do Índio) constatou que peixes possivelmente envenenados foram deixados na sexta-feira (4), por pessoa ainda não identificada, perto da porteira da aldeia indígena, exatamente no local onde as crianças da aldeia esperam pelo ônibus escolar.

Nenhuma criança teria comido os peixes, mas cinco cachorros da aldeia, além de alguns animais silvestres (tatu e serpente), morreram com suspeita de intoxicação depois de terem contato com o peixe.

A Polícia Federal esteve no local no final de semana. Além do inquérito policial, MPF irá investigar. Segundo o procurador da República Paulo Taek, "o ocorrido mais uma vez fortalece a convicção do MPF de que a desintrusão da Terra Indígena Jarudore, com a retirada dos invasores não-indígenas, é uma medida essencial e a única forma de garantir a sobrevivência do povo Bororo que nela desenvolve a sua vida".

Segundo o MPF, a Aldeia Nova Jarudores, na Terra Indígena Jarudore, ocupa sete hectares e conta com população de 25 adultos e cerca de 50 crianças. Muitos indígenas teriam saído da área por causa da tensão e estariam aguardando a desintrusão voltar.

Desde os anos de 1950, a área tem sido invadida por pessoas não-indígenas, inclusive com incentivo de autoridades locais. A situação levou o MPF a propor uma ação pedindo a desocupação da reserva.

A Justiça Federal já determinou a desintrusão parcial da terra indígena, determinando a saída de três não-indígenas. A decisão, quando cumprida, restituirá à posse dos bororos uma área de 700 hectares.