Topo

Estátua de Noel Rosa tem braço arrancado em ato de vandalismo no Rio

8.jan.2013 - Estátua do sambista Noel Rosa está situada no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, na zona norte do Rio. O monumento foi inaugurado em 1996 - Marcello Dias/Futura Press
8.jan.2013 - Estátua do sambista Noel Rosa está situada no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, na zona norte do Rio. O monumento foi inaugurado em 1996 Imagem: Marcello Dias/Futura Press

Do UOL, no Rio

08/12/2015 09h54

Vândalos depredaram a estátua em homenagem ao cantor Noel Rosa, situada no bairro em que o artista nasceu e morou, Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (8). De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, órgão responsável pelos monumentos da cidade, um dos braços do sambista foi arrancado. Além disso, outras partes dele e do garçom que o acompanha foram danificadas. A cena retrata um clássico de Noel, a música "Conversa de Botequim".

Técnicos realizam hoje uma vistoria no local. Em seguida, eles devem solicitar orçamento para recuperação da peça, segundo a secretaria. "É necessário também que seja contratado um restaurador, é preciso fazer um contrato único, específico, detalhado para a reposição e atenção às especificidades daquela peça."

Feito em bronze, o monumento é de autoria do artista plástico Joás Pereira Passos e foi inaugurado há 20 anos no Boulevard 28 de Setembro, principal avenida de Vila Isabel. Na semana passada, a obra já havia sido alvo de pichadores justamente no Dia Nacional do Samba, na quarta-feira (2). A limpeza foi feita no mesmo dia.

A Polícia Civil ainda não informou se a ocorrência foi registrada na delegacia da região, a 20ª DP (Vila Isabel). A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos informou não possuir imagens que tenham flagrado os atos de vandalismo. A pasta informou ainda que, somente com limpeza e revitalização de monumentos e chafarizes, são gastos R$ 2,5 milhões por ano.