Topo

OAB do PI pede interdição de zoológico por irregularidades contra animais

Urso pardo com cabeça ferida não estaria recebendo tratamento veterinário adequado para cicatrização - Dilvulgação/OAB Piauí
Urso pardo com cabeça ferida não estaria recebendo tratamento veterinário adequado para cicatrização Imagem: Dilvulgação/OAB Piauí

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

10/12/2015 21h15

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Piauí pediu na quarta-feira (9) a interdição imediata do Parque Zoobotânico de Teresina por suspeita de irregularidades no funcionamento do local. Segundo a OAB, animais estão sem receber tratamento de saúde adequado, com uso de medicamentos vencidos e alguns vieram a óbito.

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Núcleo de Apoio aos Animais ajuizaram ação civil pública na Justiça Federal, nesta quarta-feira (9), pedindo que o zoo seja interditado até que as supostas irregularidades sejam resolvidas.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Esdras Nery, destacou que foram listadas 15 irregularidades. Nery afirmou que o governo do Estado tem o dever de adequar o zoobotânico de acordo com a legislação ambiental para garantir o bem-estar dos animais que vivem no local.

Segundo o documento, animais do zoobotânico estão feridos sem receber tratamento de saúde adequado, como é o caso de um urso pardo, que está com uma ferida na cabeça.

Além disso, existem recintos com dimensões inadequadas ao porte e ao número das espécies. O exemplo é o serpentário, que está com grande quantidade de cobras e elas estão sem poder se locomover, como ainda infestadas de carrapatos. As cobras ainda não tem contato com o solo e estão em vidros.

Outras irregularidades citadas são: espaços com instalação elétrica antiga e desencapada, acondicionamento de medicação inadequado. A OAB disse ainda que o cemitério dos animais também funciona de maneira irregular, enterrando os animais diretamente no solo, sem cuidado para não contaminar o meio ambiente.

“Enquanto as irregularidades não forem solucionadas, esperamos que os órgãos competentes ajam em tempo hábil. Os animais estão em segundo e terceiro planos e não podemos permitir que isso aconteça. É preciso que a legislação ambiental seja cumprida”, afirmou a presidente do Núcleo e membro da Comissão, Juliana Paz.

O Zoobotânico de Teresina está localizado numa área de 137 hectares de terra e possui aproximadamente 200 animais de 70 espécies diferentes. O zoo possui espécies ameaçadas de extinção, como a onça suçuarana, o gato maracajá, as araras azul e amarela, harpia, jaguatirica e onça pintada.

O UOL entrou em contato com o coordenador do Parque Zoobotânico de Teresina, Renato Uchôa, na tarde desta quinta-feira (10), mas não conseguiu o contato.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, responsável pela administração do zoo, disse que ainda não foi notificada da ação ajuizada. "Assim que for notificada, a secretaria irá tomar todas as medidas necessárias. Porém, vale ressaltar que o Parque Zoobotânico já vem passando por uma série de reformas e adequações a fim de melhorar a sua estrutura", informou.