Topo

Duas mil famílias deixaram suas casas por causa das chuvas no RS

Casas em Uruguaiana (RS) ficam ilhadas por conta do alagamento provocado pelas chuvas - Daniel Badra/Agência Free Lancer/Estadão Conteúdo
Casas em Uruguaiana (RS) ficam ilhadas por conta do alagamento provocado pelas chuvas Imagem: Daniel Badra/Agência Free Lancer/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

28/12/2015 19h23

Quase 2 mil famílias gaúchas já deixaram suas casas em decorrências das fortes chuvas que atingem o Rio Grande Sul, informou nesta segunda-feira (28) a Defesa Civil do Estado. Deste número, 1,8 mil famílias foram acolhidas em casas de parentes ou de amigos e outras 162 foram levadas para abrigos públicos.

O total de famílias afetadas chega a 2,3 mil em 43 municípios, localizados na região oeste do Estado. Ainda de acordo com a Defesa Civil gaúcha, o nível do Rio Uruguai chegou a 11,25 metros, 6,25 metros acima da altura normal. O Rio Grande do Sul sofre com chuvas intensas há duas semanas.

Treze prefeituras já decretaram situação de emergência e aguardam análise do governos estadual e federal: Três Palmeiras, Cândido Godói, Quaraí, Uruguaiana, Liberato Salzano, Trindade do Sul, Nonoai, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Guarani das Missões, Roque Gonzáles, Passa Sete  e Não-Me-Toque. 

Somente na cidade Uruguaiana, que tem cerca de 130 mil habitantes, mais de 5,9 mil pessoas foram afetadas pela cheia do rio Uruguai. Segundo a Defesa Civil, as cidades em situação mais crítica são Alegrete, Itaqui, São Borja, Barra do Quaraí, Jaguari, Rosário do Sul, São Gabriel e a própria Uruguaiana.

Quem deixou sua casa deve demorar de 20 a 30 dias para voltar. Segundo a Defesa Civil, após o rio voltar ao leito normal a limpeza das residências e a recuperação do que foi destruído pela enchente deverá tomar tempo.

O Estado do Rio Grande do Sul deve voltar a enfrentar chuvas nesta terça-feira (29). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas durante a tarde.