Após pedra atingir casas, 212 famílias são desalojadas em Vila Velha (ES)
Já são 212 as famílias desalojadas em Vila Velha (ES), totalizando 733 pessoas, após uma rocha se desprender do morro Boa Vista e rolar sobre casas do bairro de São Torquato. A informação é do prefeito da cidade capixaba, Rodney Miranda (DEM), para quem esses números devem subir com a saída de mais moradores.
"Estou com várias equipes em campo tentando convencer outras famílias a saírem", disse. "O número deve superar mil pessoas com tranquilidade."
Segundo Miranda, só a pedra principal que se deslocou tem peso estimado de 3.000 toneladas. Há o risco de que essa e outras rochas continuem rolando morro abaixo, principalmente em caso de chuva -- o que pode acontecer neste domingo (3), segundo a previsão do tempo. Por isso, disse o prefeito, o objetivo é concluir a retirada dos moradores do morro até amanhã.
As famílias que tiveram suas casas atingidas ou cujas residências estão neste perímetro de segurança foram orientadas a se mudar temporariamente para casas de parentes ou para um abrigo montado pela Prefeitura de Vila Velha numa escola pública do bairro. Mais cedo, a Defesa Civil informou que sete famílias, compostas por 22 pessoas, estavam abrigadas em um colégio público da região.
Laudo deve sair na segunda-feira
De acordo com o prefeito, ainda não se sabe o que pode ter causado o rolamento da pedra. Segundo Miranda, a Defesa Civil divulgará um laudo detalhado na segunda-feira (4), e obras de contenção devem ser iniciadas entre terça e quarta-feira.
O acidente aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (1º), e levou Vila Velha a estado de emergência. Como medida de segurança, a prefeitura isolou uma área no morro com um raio de 80 metros a partir do ponto de onde está localizada a pedra. Quatro casas foram atingidas diretamente pelo deslizamento, segundo a Defesa Civil.
"Isso para nós foi um milagre, além do fato de não ter morrido ninguém neste evento horrível", disse o prefeito.
Ao menos 15 pessoas ficaram feridas. Cinco delas foram socorridas pelos bombeiros e por equipes do Samu, e as outras tiveram ferimentos leves e foram ajudadas por moradores. Ninguém morreu no acidente, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.