Topo

"Pedaços de pedra pareciam estilhaços", diz morador de área atingida no ES

A prefeitura de Vila Velha (ES) abrigou 28 famílias em uma escola após rolamento de pedra - Reprodução/YouTube
A prefeitura de Vila Velha (ES) abrigou 28 famílias em uma escola após rolamento de pedra Imagem: Reprodução/YouTube

Flávio Costa

Do UOL, em São Paulo

03/01/2016 18h05Atualizada em 03/01/2016 22h54

Desalojados de suas casas, moradores do Morro da Boa Vista, em Vila Velha (ES), relataram os momentos de pânico pelos quais passaram logo após o rolamento de uma pedra, que feriu 15 pessoas e destruiu cinco casas no dia 1°.

"As casas começaram a balançar e a gente começou a escutar um estrondo do lado de fora. A gente saiu em meio à poeira e viu aquela pedra gigante descendo morro abaixo," relatou, por telefone, o ajudante de pedreiro Kelvin Ferreira de Souza, 24. "Os pedaços de pedra pareciam estilhaços, voavam para tudo que é lado. Todo mundo ficou desesperado e começou a gritar e a 

Kelvin e seus sete parentes estão abrigados pela prefeitura de Vila Velha na escola Juiz Jairo Mattos, localizada ao pé do Morro da Boa Vista. A comunidade fica localizada no bairro de São correr."Torquato e é formada por famílias pobres.

"Minha família só levou a roupa do corpo. Aqui recebemos colchão e comida. Estamos esperando o que vai acontecer", afirma a dona de casa Ariana Carolina Vieira, 29. Ela também está abrigada na escola, junto com o marido e suas três filhas: a mais velha tem oito anos e a mais nova, um. A do meio, de três, é portadora de deficiência física. As três ainda estão muito assustadas, conta a mãe. "Eu não queria deixar minha casa, mas foi um susto muito grande. Eu moro lá desde que eu nasci", afirma.

As casas de Kelvin e Ariana não foram atingidas, mas a prefeitura da cidade começou neste domingo (3) a retirada dos moradores que permaneciam em área de risco. O número total de pessoas desalojadas chegou a 1.037.

A prefeitura isolou um raio de 80 metros no local, o morro da Boa Vista. Das 307 famílias desalojadas, 28 (70 pessoas) foram encaminhadas a um abrigo na escola Juiz Jairo de Mattos, e o restante foi para casas de amigos e familiares, de acordo com a prefeitura.

Há risco de novos deslizamentos, diz prefeito

Ocorrido na sexta-feira (1º), o acidente deixou 15 pessoas feridas. Dez tiveram ferimentos leves e cinco foram encaminhadas a hospitais da região –a prefeitura não sabe informar o estado de saúde delas. A administração está notificando as famílias que restam no local a deixarem suas casas.

Segundo o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), ainda há risco de novos desabamentos. "Nosso objetivo é garantir a segurança da população", afirmou.

No sábado (2), a prefeitura decretou situação de emergência na cidade. Equipes da Defesa Civil avaliam o risco dos edifícios no local.