Topo

MPL marca para terça novo protesto contra aumento da tarifa em São Paulo

No primeiro protesto contra aumento das tarifas de transpote coletivo em São Paulo houve confronto entre policiais militares e black blocks -  Kevin David/Futura Press/Folhapress
No primeiro protesto contra aumento das tarifas de transpote coletivo em São Paulo houve confronto entre policiais militares e black blocks Imagem: Kevin David/Futura Press/Folhapress

Flávio Costa

Do UOL, em São Paulo

08/01/2016 23h31

Após o primeiro protesto contra o aumento das tarifas de transporte coletivo em São Paulo do ano, que terminou em confronto entre a Polícia Militar e os black blocks, o MPL (Movimento Passe Livre) marcou uma nova manifestação para terça-feira às 17h. O local de concentração e, como no protesto de sexta, trajeto da segunda manifestação na capital ainda não foram definidos.

Na avaliação do MPL, a violência que caracterizou o primeiro protesto foi resultado da ação da Polícia Militar. "A manifestação estava pacífica quando chegou à avenida de 23 de maio. O ataque partiu da Polícia Militar e não de nós. Os atos de depredação aconteceram após ação da PM", afirma a porta-voz do MPL, Laura Viana. 

A Polícia Militar prendeu 17 pessoas, após o confronto entre black blocks e policiais militares, informou a SSP (Secretaria da Segurança Pública). De acordo com a nota divulgada à imprensa, "durante a passeata, criminosos infiltrados, armados com escudos, paus, rojões e outros instrumentos, passaram a praticar agressões, vandalismo e danificar propriedade pública e privada, inclusive atirando pedras contra policiais". Ainda de acordo com a secretaria, três PMs foram feridos "por pedras atiradas por black blocs". Os detidos foram levados ao 78º Distrito Policial, no bairro dos Jardins.

A Polícia Militar estimou em 3 mil o número de pessoas presentes ao primeiro ato na sexta-feira (8).

O prefeito Fernando Haddad (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciaram no dia de 30 de dezembro o reajuste da tarifa no ônibus, trem e metrô de São Paulo. O preço do bilhete unitário subirá de R$ 3,50 para R$ 3,80, a partir de sábado (9). A elevação percentual de 8,57% ficou abaixo da inflação prevista para os últimos 12 meses pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), 10,72%, justificaram a prefeitura e o governo.