Topo

Vídeo mostra PM colocando suposto explosivo em bolsa de jovem detido em SP

Vídeo tem 23 minutos de duração e foi gravado durante protesto contra o reajuste da tarifa do transporte público em São Paulo - Reprodução/Youtube
Vídeo tem 23 minutos de duração e foi gravado durante protesto contra o reajuste da tarifa do transporte público em São Paulo Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

12/01/2016 17h14Atualizada em 12/01/2016 17h14

Imagens divulgadas nas redes sociais pelo grupo Jornalistas Livres, na noite de segunda-feira (11), mostram um policial militar colocando na mochila de um jovem detido supostos explosivos que estavam inicialmente no chão. O fato ocorreu durante o protesto contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo na última sexta-feira (8).

No vídeo gravado na região da praça Roosevelt, no centro da capital paulista, um PM pega na calçada, perto de um poste, dois objetos --possíveis bombas-- e coloca perto de uma sacola plástica, no chão. Momentos depois, policiais revistam as mochilas de jovens detidos, que estão encostados em um muro, jogando o que tem dentro na calçada. Mais para frente, um PM põe os supostos explosivos em uma das bolsas junto com os pertences retirados anteriormente. O saco plástico fica no chão.

O vídeo com 23 minutos de duração é uma versão estendida de outro publicado pelo mesmo grupo na sexta-feira com trechos do primeiro. Segundo o Jornalistas Livres, a filmagem é "o vídeo original, sem cortes". 

Na segunda-feira, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) rebateu a acusação do grupo, divulgando imagens feitas por policiais à paisana que mostram dois jovens jogando um coquetel molotov na direção de um carro da PM. Segundo a SSP, eles são os mesmos que aparecem detidos e tendo as mochilas reviradas no vídeo do Jornalistas Livres.

Os detidos durante a abordagem da polícia foram levados para o 78.º Distrito Policial, nos Jardins, na zona sul da cidade. Ao todo, 17 pessoas foram detidas durante a manifestação, por crimes de roubo e dano ao patrimônio, além de posse de explosivo.

A reportagem do UOL procurou a SSP, que não se pronunciou até o momento sobre a divulgação do vídeo (Com Estadão Conteúdo)