Topo

Prefeitura de Mariana muda destinação de doações a vítimas da barragem

Camisa da seleção autografada por Zico que será leiloada em benefício de vítimas da barragem de Mariana -  Emerson Felipe Shabbat/Prefeitura de Mariana
Camisa da seleção autografada por Zico que será leiloada em benefício de vítimas da barragem de Mariana Imagem: Emerson Felipe Shabbat/Prefeitura de Mariana

Rayder Bragon

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

12/01/2016 12h19

O dinheiro arrecadado por meio de doações para as vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), que entrou em colapso no dia 5 de novembro do ano passado, será distribuído em breve entre chefes das famílias atingidas pela lama da estrutura. Até o momento, foram arrecadados R$ 1.025.441,41 divididos em três contas criadas pela prefeitura da cidade.

Anteriormente, o valor seria destinado às crianças e adolescentes dos distritos afetados pelo rejeito de minério de ferro que vazou da barragem. Elas teriam acesso aos valores no momento em que completassem 18 anos.

Conforme a assessoria da prefeitura, a nova decisão foi feita, nesta segunda-feira (11), após reunião de comissão criada para gerir o montante arrecadado por meio das doações feitas na campanha “SOS Mariana”. Esse grupo é composto, entre outros, por representantes dos moradores, da arquidiocese de Mariana, e da seção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de um integrante da prefeitura.

O setor informou que são aproximadamente 385 famílias com direito a receber os recursos, resultando em pouco mais de R$ 2,6 mil que serão destinados a cada um dos representantes delas.

Leilão

A comissão ainda decidiu que, a partir desta terça-feira (12), os valores depositados nas contas abertas para as doações serão repassados, por meio de uma poupança, às crianças e adolescentes, nos moldes acordados anteriormente.

Conforme a prefeitura, um leilão de objetos doados por pessoas famosas deverá ser realizado em breve. Entre os itens estão uma camisa da Seleção Brasileira, doada pelo ex-jogador Zico, e usada por ele na Copa do Mundo de 1982.

De acordo com a assessoria, o apresentador Faustão doou um relógio. Já a apresentadora Ana Maria Braga doou um livro de receitas autografado por ela. O montante arrecadado irá integrar esse novo fundo a ser repassado às crianças dos distritos.