Topo

Deslizamento de terra em mineradora próxima a BH põe em alerta autoridades

Rayder Bragon

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

19/01/2016 21h36

Um deslizamento de terra em área de mineradora, na cidade de Mateus Leme, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte deixou autoridades em alerta nesta terça-feira (19). Inicialmente, não há relato sobre possíveis vítimas, mas apenas danos materiais em duas propriedades rurais no entorno do empreendimento.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, houve um pequeno rompimento em local onde estavam sendo feitas obras pela empresa Minerita Ltda.

A região da mineradora é conhecida como Serra Azul e fica na zona rural da cidade mineira, fazendo limite com as cidades de Itatiaiuçu e Igarapé.

Conforme a corporação, a estrutura que sofreu danos continha aparentemente lama e água. A empresa negou que alguma de suas barragens ou diques tenha se rompido.

A prefeitura local emitiu nota e informou que a Defesa Civil do município e a Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e a Polícia Militar de Meio Ambiente, estão trabalhando para descobrir as causas do acidente. A princípio, “acúmulo de água da chuva fez com que a encosta cedesse e desviasse parte da enxurrada que era direcionada para um dique de mineração”, trouxe o informe da prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil, choveu em Mateus Leme, em apenas três dias, o esperado para todo o mês de janeiro [310mm].

Em imagens feitas de dentro de helicóptero dos bombeiros, durante sobrevoo feito nesta terça, é possível ver a caçamba de um caminhão em meio a muita lama. Segundo os militares, ela pode ter sido deixada para trás no momento em que ocorreu o deslizamento.

O abastecimento de água no distrito de Serra Azul e nas comunidades vizinhas não foi afetado.

Por fim, a prefeitura informou que uma fiscalização foi feita na barragem de rejeito de minério da empresa e não encontrou nenhuma anormalidade.

Por sua vez, a Copasa emitiu nota na qual afirma não ter encontrado “anormalidade na qualidade da água dos córregos que deságuam no lago do reservatório Serra Azul”.