Topo

Rio tem dia mais quente do ano e sensação térmica passa os 46ºC

Cariocas e turistas se refrescam na praia do Arpoador, em Ipanema - Alessandro Buzas/Estadão Conteúdo
Cariocas e turistas se refrescam na praia do Arpoador, em Ipanema Imagem: Alessandro Buzas/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

01/02/2016 18h18

Os termômetros no Rio de Janeiro chegaram a 41,3ºC nesta segunda-feira (1), a temperatura mais alta registrada no ano até então. De acordo com o Sistema Alerta Rio da prefeitura, a máxima foi registrada em Irajá, na zona norte, às 15h30, e a mínima, de 21,5°C, no Alto da Boa Vista, às 6h15.

A sensação térmica chegou a 46,3°C às 17h15, na estação meteorológica Barra/Riocentro, com baixa umidade relativa do ar, que caiu a 18,6% no Irajá às 15h30. A previsão para amanhã é de mais calor e nada de chuva, com máxima de 39ºC. Segundo o Alerta Rio, durante a semana e na sexta-feira a temperatura pode chegar a 40ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê a possibilidade de pancadas de chuva isoladas a partir de amanhã à noite.

Segundo meteorologistas, esse verão deve terminar como um dos mais quentes de todos os tempos no Brasil, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40ºC por vários dias seguidos nos locais tradicionalmente mais quentes, como Rio de Janeiro, Piauí e Tocantins. A previsão é de que os termômetros registrem calor até 4ºC acima da média.

Pela primeira vez, se registra uma combinação inédita: a elevação da temperatura média do planeta por conta do aquecimento global e um fenômeno El Niño muito intenso. De acordo com especialistas, o mundo já está 0,8ºC mais quente por conta do aquecimento global provocado pela ação humana. Segundo as Nações Unidas, 2015 foi o ano mais quente já registrado. (com Agência Brasil)