Topo

Em dois dias, mulher encontra mais de 50 escorpiões no quintal de casa

A manicure conta que jogou veneno no local e também dentro de casa - Arquivo pessoal
A manicure conta que jogou veneno no local e também dentro de casa Imagem: Arquivo pessoal

Renata Tavares

Colaboração para o UOL, em Uberlândia (MG)

26/02/2016 17h15

Em dois dias, a manicure Claudia Gonçalves Ruas, 36, encontrou 55 escorpiões no quintal de casa em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, a 412 quilômetros de Belo Horizonte. Cláudia Ruas conta que os escorpiões foram encontrados na quarta (24) e na quinta-feira (25), durante uma faxina que ela fazia no fundo do quintal.

“Estávamos tirando algumas madeiras que estavam embaixo do pé de manga quando achamos os escorpiões. Foram tantos que me assustei na hora. Nunca tinha visto tantos escorpiões juntos”, disse.

A manicure conta que jogou veneno no local e também dentro de casa. Na quarta, ela conseguiu contabilizar 50 escorpiões. “Logo depois que apliquei o veneno, apareceram mais cinco dentro de casa.”

O Centro de Controle de Zoonoses de Montes Claros foi na manhã desta sexta-feira (26) até a casa em que Cláudia vive com o marido, dois filhos e dois sobrinhos. Segundo o coordenador do órgão, Edvaldo de Freitas Francisco, não há uma dedetização específica para escorpiões, e o trabalho é voltado para ações de manejo ambiental. “Nós avaliamos se a casa tem pedras, madeiras ou restos de construção civil amontoados e orientamos a retirada. Também avaliamos o interior da residência e tapamos os ralos”, disse.

Cláudia Ruas contou que essa não foi a primeira vez que escorpiões apareceram na casa dela. No ano passado, o filho dela de 16 anos chegou a ser picado. Segundo um levantamento do Hospital Universitário Clemente de Faria em Montes Claros, mais de mil pessoas foram feridas por escorpiões em 2015.

Cláudia Ruas conta que ainda está apreensiva. “Eu tenho medo de entrar no banheiro, na hora que vou dormir estou sempre conferindo se não tem nenhum peçonhento por perto. Mudamos totalmente a nossa rotina”, explica.

Chuva e calor

O verão, segundo Edvaldo Freitas, é a época em que há um aumento no aparecimento de escorpiões devido ao calor e às chuvas. Os animais ficam desalojados e procuram abrigo e alimento em locais com entulhos e também na rede de esgotos.  

“O principal alimento do escorpião é a barata, e é nesses locais que elas estão agrupadas. Por isso, é importante que as pessoas cuidem dos quintais e das casas para evitar que eles sejam atraídos.”