Topo

Chuvas causam estragos em ao menos 6 cidades do interior de SP

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

11/03/2016 10h32Atualizada em 11/03/2016 16h31

As fortes chuvas que atingem o Estado de São Paulo entre a noite de ontem e a madrugada desta sexta-feira (11) deixaram ao menos um morto e provocaram estragos e transtornos em cidades do interior. Há registros de problemas em pelo menos seis municípios.

Na Grande São Paulo, as chuvas também causaram mortes e feridos.

Em Itatiba, um idoso morreu eletrocutado ao tentar salvar a geladeira da enchente que atingiu sua casa no bairro Jardim de Lucca. A morte foi confirmada pela Guarda Municipal.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, 38 pessoas estão desalojadas, sendo cinco crianças. A orientação é que a população não saia de casa e evite trafegar nas áreas de alagamento.

A estação de tratamento de água foi inundada, de acordo com a prefeitura. Nos bairros Cruzeiro, Virgínia, Nossa Senhora das Graças, Nações e centro a água foi cortada.

Em Campo Limpo Paulista, uma menina de 11 anos foi resgatada por policiais militares dos escombros de uma casa no bairro Botujuru que desmoronou. Ela foi encaminhada ao hospital da cidade com ferimentos leves.

Em Jundiaí, um ônibus ficou ilhado no Jardim Novo Horizonte, onde as ruas ficaram tomadas pelas águas.

Segundo a polícia, a entrada da cidade para quem segue pela estrada no bairro Santa Gertrudes está bloqueada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) em razão de deslizamentos de terra. Motoristas devem seguir pela rodovia Anhanguera ou pela cidade de Várzea Paulista.

Itatiba foi uma das cidades mais afetadas pela chuva - Reprodução/WhatsApp/Portal Itatiba - Reprodução/WhatsApp/Portal Itatiba
Itatiba foi uma das cidades mais afetadas pela chuva
Imagem: Reprodução/WhatsApp/Portal Itatiba

Em Campinas, o temporal desta quinta-feira fez o rio Atibaia transbordar na região do distrito de Sousas e os moradores enfrentaram dificuldades para voltar para casa. De acordo com a Defesa Civil, em 90 minutos, choveu o esperado para uma semana.  O acumulado na cidade é de 125 milímetros.

Em Valinhos, o temporal também causou transtornos após o transbordamento do córrego Pinheirinho. Ruas ficaram alagadas e ao menos um carro foi arrastado.

Em Sorocaba, a chuva também inundou ruas e avenidas, causando muitos transtornos, principalmente para o trânsito. O nível do rio que leva o mesmo nome da cidade subiu pelo menos três metros.