Topo

Sobe para 20 o número de mortes causadas pelas chuvas em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

12/03/2016 08h23Atualizada em 12/03/2016 15h57

O Corpo de Bombeiros atualizou para 20 o número de mortes causadas pelas chuvas que castigaram São Paulo entre a noite de quinta (10) e a madrugada de sexta (11). De acordo com a corporação, as buscas na manhã deste sábado (12) estão concentradas em Mairiporã, na Grande São Paulo. Cinco pessoas ainda estão desaparecidas na cidade, onde o trabalho dos bombeiros já dura mais de 35 horas. Também há uma pessoa desaparecida em Cajamar. 

Foram registradas oito mortes em Francisco Morato, cinco em Mairiporã, duas em Itatiba, duas em Itapevi, uma em Guarulhos e uma em Cajamar. Em Franco da Rocha, uma pessoa morreu afogada neste sábado (12) ao tentar atravessar um ponto de alagamento. 

Após sobrevoar áreas alagadas da região metropolitana de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff foi recebida pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre de Moraes, em Franco da Rocha, neste sábado (12). Em reunião com o governador e com prefeitos, a presidente anunciou a liberação de recursos federais para as cidades afetadas lidarem com os danos causados pela chuva. 

As fortes chuvas deixaram ao menos outras 19 pessoas feridas e centenas de desabrigados e desalojados. A Grande São Paulo, onde 18 pessoas morreram, foi a região mais atingida. O interior do Estado também foi afetado. Em algumas cidades, choveu em um intervalo de algumas horas o equivalente ao esperado para todo o mês de março

O grande volume de água provocou deslizamentos de terra, desabamento de casas e fortes enxurradas, que arrastaram pessoas. A maioria das vítimas morreu soterrada. Na capital paulista, onde não houve vítimas, a chuva provocou o transbordamento dos rios Pinheiros e Tietê, o que não acontecia ao mesmo tempo havia 11 anos.

Pelo menos 39 municípios paulistas foram atingidos pelas chuvas. A maioria localiza-se na Grande São Paulo e na região de Campinas: São Paulo, São Roque, Caieiras, Itatiba, Franco da Rocha, Francisco Morato, Guarulhos, Salto, Cajamar, Sorocaba, Itapira, Itapevi, Barueri, Piracicaba, Mairiporã, Atibaia, Santa Isabel, Águas de Lindoia, Campinas, Holambra, Morungaba, Sumaré, Valinhos, Mairinque, Alumínio, Suzano, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba, Itapetininga, Tatuí, São Miguel Arcanjo, Vinhedo, Buri, Santana do Parnaíba, Embu das Artes e Barretos.

À beira-rio, Itatiba (SP) já conhece o drama das chuvas

UOL Notícias

Desabrigados e desalojados

Segundo números Defesa Civil estadual, atualizados às 20h desta sexta-feira (11), 145 pessoas estão desabrigadas e outras 1.599, desalojadas (na casa de familiares ou amigos). Os casos são registrados em sete cidades: Francisco Morato, Mairiporã, São Roque, Itupeva, Atibaia, Sorocaba e Cabreúva. O órgão informou que equipes estão realizando novo levantamento e que os números podem ser atualizados hoje. 

Com 20 mil pessoas em área de risco, cidade teme nova tragédia

UOL Notícias