Topo

"Por que você me deixou?", lamenta mãe de menino morto por tiro no Rio

Tayane Pereira da Silva, 20, abraça caixão com o corpo do filho Ryan Gabriel -  Fabiano Rocha / Extra / Ag. O Globo
Tayane Pereira da Silva, 20, abraça caixão com o corpo do filho Ryan Gabriel Imagem: Fabiano Rocha / Extra / Ag. O Globo

Do UOL, no Rio

29/03/2016 14h06

A mãe do menino Ryan Gabriel, 4, morto após ser atingido no peito por uma bala perdida no domingo (27) em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro, chegou na manhã desta terça-feira (29) ao velório da criança chorando muito. "Por que você me deixou?", perguntava Tayane Pereira da Silva, 20, enquanto era amparada por amigos e familiares, segundo imagens exibidas no telejornal "RJTV", da Rede Globo.

O corpo será enterrado nesta tarde no Cemitério de Irajá, na zona norte. Ryan foi baleado durante uma tentativa de invasão no Morro do Cajueiro por criminosos que controlam a venda de drogas no Morro da Serrinha, ambos em Madureira.

Na tentativa de invasão, a criança foi atingida por um tiro, quando brincava na porta de casa, e morreu na segunda (28) no hospital Getúlio Vargas, na Penha. Moradores do morro do Cajueiro interditaram a avenida Ministro Edgar Romero, a principal via do bairro e atearam fogo em dois ônibus do BRT, além de depredar duas estações (Otaviano e Vila Queiroz). Até a manhã de hoje, ambas as estações continuavam fechadas por causa da destruição e sem previsão de voltar a funcionar. O consórcio BRT, que administra o modal, estipulou que os prejuízos ultrapassam R$ 1 milhão.

"Eu não sei de onde veio tanto tiro", contou o avô do menino, que estava com ele no momento do tiroteio, em entrevista ao telejornal. "Ele caiu no chão. Quando eu levantei ele, ele já estava alvejado com a bala no peito." Segundo ele, Ryan sonhava em ser militar quando crescesse: "uma criança de quatro anos, cheio de futuro cheio de sonhos. Queria ser um soldado do Exército, mas infelizmente a violência do nosso Brasil não deixou realizar o sonho do meu neto".