Topo

Resultado de perícia sobre queda de ciclovia no Rio deve sair em 30 dias

Trecho que desabou na ciclovia Tim Maia, na zona sul do Rio - Fernando Frazão/Agência Brasil
Trecho que desabou na ciclovia Tim Maia, na zona sul do Rio Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

21/04/2016 22h51Atualizada em 22/04/2016 17h16

A Prefeitura do Rio informou nesta sexta (22) que contratou a Coppe/UFRJ e o INPH (Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias) para realizar perícia independente do desabamento de um trecho da ciclovia Tim Maia, na zona sul da cidade. O laudo conclusivo deve ser entregue em até 30 dias. Ao menos duas pessoas morreram depois que parte da via rompeu após ter sido atingida por uma onda na manhã de quinta (21).

Segundo nota da Prefeitura, a perícia vai investigar as causas do desabamento e "os aspectos estruturais e variáveis marítimas em toda Ciclovia da Niemeyer". Os trabalhos foram iniciados nesta sexta. "O município reforça que caso sejam comprovadas falhas de projeto ou de execução, os técnicos serão responsabilizados nas formas legais", diz o comunicado.

De acordo com a Prefeitura, a Coppe/UFRJ e o INPH estenderão as análises também para a ciclovia do Elevado do Joá, que ligará os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. 

Veja imagens da ciclovia que desabou no Rio de Janeiro

UOL Notícias

 

Ontem, a fundação Geo-Rio, órgão da prefeitura responsável por licenciar obras em encostas, afirmou em nota que "o reparo será executado pelo consórcio responsável, sem ônus adicionais aos cofres públicos, já que a obra ainda encontra-se em garantia".

De acordo com a Geo-Rio, a estrutura da ciclovia no trecho do acidente é composta por "elementos pré-moldados concebidos para uma sobrecarga total prevista em norma de 22,5 toneladas". Os três pilares estão apoiados em fundações fixadas à rocha e estão com a estrutura íntegra, segundo a fundação.

A Avenida Niemeyer, ao lado da qual corre a ciclovia, deve ser reaberta ao trânsito de veículos nesta tarde.

Ônibus é atingido por onda a poucos metros do acidente da ciclovia no RJ

UOL Notícias