Topo

Cancelamento de voos faz passageiro esperar 24 horas por viagem em MG

Sob forte neblina, aeroporto de Confins tem voos cancelados e atrasados - Reprodução/WhatsApp
Sob forte neblina, aeroporto de Confins tem voos cancelados e atrasados Imagem: Reprodução/WhatsApp

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

30/04/2016 14h40

Em um fim de semana chuvoso e frio na região metropolitana de Belo Horizonte, o aeroporto internacional Tancredo Neves (Confins) teve seis voos cancelados na manhã deste sábado (30). Outros 18 voos tiveram atrasos.

A situação gerou transtornos para alguns passageiros. "Teve tumulto no saguão de Confins pela manhã. Tinha muita gente revoltada", diz o analista técnico de mecânica Lucas Amaro da Silva, 30, que tenta chegar a Idaiatuba (SP), onde reside, desde a noite de sexta-feira (29). “Já liguei sete vezes para minha mulher (Márcia Gonçalves, 28). É muito triste”, afirma o analista técnico, que chegou em Confins às 19h30 de ontem. Agora, ele aguarda por um voo previsto para as 19h30 deste sábado.

“O pior é a falta de informação. Isso é que causa mais revolta em todo mundo. A companhia não dá informações. Ninguém sabe de nada", afirma Ribeiro, enquanto aguarda em um quarto de hotel próximo ao aeroporto para embarcar em uma aeronave da operadora Azul com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Sem explicações

Na sexta (29), Ribeiro deveria embarcar num voo da Azul, às 21h, para o aeroporto de Viracopos. A viagem, porém, foi cancelada “sem muitas explicações”, e o analista ficou hospedado no hotel próximo a Confins.

Neste sábado, o passageiro pulou cedo da cama para pegar outro voo, das 7h10, também da Azul, com destino a Campinas, viagem que também foi cancelada. Ele voltou para o hotel por volta de 12h. “Vou ver se consigo pegar esse voo de 19h30 e chegar em casa por volta de 22h”, diz o analista.

O UOL ligou para a assessoria de imprensa da Azul, mas as chamadas não foram atendidas.

A BH Airport, que administra o aeroporto de Confins, informou ainda que a forte neblina na área das pistas de decolagem e aterrissagem fez com que nove voos que deveriam descer em Confins fossem desviados para outros aeroportos.

A operadora ainda informou que às 6h28 de hoje o aeroporto começou a operar por meio de instrumentos. Pouco depois, às 7h09 foi fechado. E, por volta de 8h23, Confins voltou a operar por instrumentos, situação que permanece até o momento.