Topo

Força Nacional reforça segurança para tentar conter ataques a ônibus em São Luís

20.mai.2016 - Ônibus incendiado por criminosos no município de Raposa, região metropolitana de São Luís, na noite de quinta-feira (19) - Domingos Costa/Divulgação
20.mai.2016 - Ônibus incendiado por criminosos no município de Raposa, região metropolitana de São Luís, na noite de quinta-feira (19) Imagem: Domingos Costa/Divulgação

Maiana Diniz

Da Agência Brasil

22/05/2016 10h56

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse que o Ministério da Justiça deferiu o pedido de auxílio da Força Nacional de Segurança para conter os ataques a ônibus em São Luís. “O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, deferiu nosso pedido e teremos o auxílio da Força Nacional de Segurança para conter essa quadrilha”, publicou o governador em sua conta no Twitter.

A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça confirmou a informação e disse que a oficialização da ajuda será feita nesta segunda (23), quando também será decidido o número de homens que serão deslocados e a estratégia de atuação.

Desde a quinta-feira, quando os primeiros ônibus foram queimados na capital, foram feitas 14 tentativas de ataques e 38 pessoas foram presas. De acordo com a assessoria de imprensa do governo estadual, todo o contingente policial do estado, Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, está mobilizado em resposta aos recentes ataques. O policiamento preventivo também foi intensificado.

A Força Nacional de Segurança Pública integra um programa de cooperação em segurança pública, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. A última vez que a Força Nacional esteve no Maranhão foi em 2014, após uma série de ataques a coletivos durante greve de policiais. De acordo com a assessoria do governo do estado, esse tipo de ataque não ocorria há 17 meses na capital.