Topo

Policial diz que fez vídeo com garoto amigo de menino morto pela PM, diz TV

O menino Italo, 10, morto a tiros pela PM, foi enterrado no sábado (4), em São Paulo - Felipe Rau/Estadão Conteúdo
O menino Italo, 10, morto a tiros pela PM, foi enterrado no sábado (4), em São Paulo Imagem: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

05/06/2016 23h15

Um policial militar afirma que gravou um vídeo durante o primeiro depoimento do menino que acompanhava o garoto Italo, 10, morto a tiros por policiais militares após furtar um carro na zona sul de São Paulo, na noite de quinta-feira (2). O garoto afirma que o seu amigo disparou três vezes contra os policiais durante a perseguição após o furto do carro

O vídeo foi gravado por um policial na própria noite do crime, antes da comunicação da ocorrência em um distrito da Polícia Civil. A peça foi divulgada na noite deste domingo (5) no programa "Fantástico", da TV Globo.

J., 11, que estava no banco de trás do veículo furtado e guiado por Italo, afirmou no vídeo que seu colega teria sugerido invadir o edifício de onde furtaram o carro para matar os moradores e lá morarem.

Segundo J., Italo atirou três vezes nos policiais que os perseguiam, mas não falou sobre se o amigo teria atirado ou não depois de o veículo ter parado. A versão da Polícia Militar é de que os policiais, que se aproximaram com duas motos e um carro, teriam sido recebidos a bala. Italo foi atingido com um tiro na cabeça e morreu no local.

No vídeo, J. diz ainda que a arma que Italo levava tinha sido roubada e que o amigo fazia constantes furtos e roubos.

Segundo a reportagem do "Fantástico", o vídeo foi entregue à Corregedoria da PM. A Secretaria de Segurança de São Paulo enviou nota neste domingo à redação do programa informando que investiga a conduta dos policiais no caso e que o vídeo será incluído no inquérito.