Topo

Prefeitura de SP diz que vai averiguar reclamações de moradores de rua

Do UOL, em São Paulo

17/06/2016 06h00

A Prefeitura de São Paulo afirmou que irá apurar as reclamações feitas por moradores de ruas, em entrevistas ao UOL, sobre irregularidades nos abrigos municipais

Em nota, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) informou que os casos citados pela reportagem "serão apurados e se, constatada irregularidade, a secretaria tomará as devidas providências junto à entidade parceria".

A prefeitura afirma ainda que oferece 11.517 vagas de acolhimento em 79 centros de acolhida e 13 abrigos emergenciais. Nos últimos dias foram acolhidas cerca de 11 mil pessoas; desde o dia 15 de maio a soma supera os 250 mil acolhimentos. 

Leia a nota na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informa que os profissionais da rede conveniada são constantemente capacitados e sensibilizados para atuação junto à população em situação de rua. Os casos citados pela reportagem serão apurados e se constatada irregularidade, a secretaria tomará as devidas providências junto à entidade parceria. A Prefeitura oferece 11.517 vagas de acolhimento em 79 centros de acolhida e 13 abrigos emergenciais. Nos últimos dias foram acolhidas cerca de 11 mil pessoas; desde o dia 15 de maio a soma supera os 250 mil acolhimentos.

A alimentação ofertada aos conviventes segue um padrão nutricional estabelecido pelas nutricionistas da pasta, seguindo as recomendações do manual de nutrição disponível por meio do link. Frequentemente os profissionais de cozinha também passam por capacitação na própria secretaria.

Por se tratar de um complexo de serviços, os horários são estabelecidos de forma a garantir o bem estar da maioria dos conviventes. No entanto, o horário poderá ser flexibilizado pela equipe técnica do serviço de acordo com a rotina e necessidade de cada convivente.

A SMADS fornece bens para os equipamentos como cobertores e repassa mensalmente um valor para reposição dos bens necessários para manutenção do convênio, como pequenos reparos na estrutura dos prédios e aquisição de bens, dentre eles, cobertores.

Todos os serviços contam com equipes de limpeza, mas os conviventes também devem colaborar para manutenção do ambiente limpo.

Outras informações:

Na tipificação de serviços da Assistência Social não consta serviços para moradores em situação de rua com animais, mas sabemos que algumas organizações que mantêm serviços por meio de parceria com a SMADS acabam permitindo a entrada das pessoas e seus animais. Não há uma proibição, mas nem todos os serviços possuem espaço para esse tipo de atendimento."