Topo

Engenheiro de 83 anos morre em queda de avião que ele mesmo construiu

Destroços de avião experimental que caiu no interior de Minas Gerais -  Gilmar Souza Koizumi/Rádio Santa Cruz (Pará de Minas - MG).
Destroços de avião experimental que caiu no interior de Minas Gerais Imagem: Gilmar Souza Koizumi/Rádio Santa Cruz (Pará de Minas - MG).

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

06/07/2016 22h57

O engenheiro aeronáutico Maurício José Impelizieri Pinto de Moura, 83, morreu nesta quarta-feira (6) em decorrência da queda de uma aeronave modelo Esquilo, prefixo PP-XMM, que pilotava, na zona rural da cidade mineira de Pará de Minas (distante 86 km de Belo Horizonte). Ele mesmo tinha construído a aeronave.

De acordo com a Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, que atendeu à ocorrência, Moura era especialista em cálculo estrutural, tinha brevê (carteira de habilitação para pilotar) e 50 anos de experiência como piloto de aeronaves. A aeronave que se acidentou é um modelo experimental.

Ainda não há informações ainda sobre as causas da queda da aeronave, que ainda serão investigadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O avião caiu em uma área de uma fazenda na zona rural do município, no início da tarde, e somente o engenheiro estaria a bordo.

A perícia da PC (Polícia Civil) esteve no local para fazer os levantamentos iniciais para investigar o acidente e retirar o corpo do engenheiro que foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) do município.

De acordo com a Anac, o Esqualo pilotado por Moura era um monomotor convencional, que conseguia voar com o peso máximo de 980 quilos. A aeronave podia transportar o piloto, mais um passageiro.

Ainda de acordo com a Anac, a situação da aeronave estava legal, com o registro em dia e operando de acordo com normas da aviação.