Topo

Mais de 132 mil pessoas já passaram pelo Santuário Nacional de Aparecida em SP

 Movimentação de fiéis na tradicional celebração do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil, no Santuário Nacional, na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira - Marivaldo Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo - Marivaldo Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo
Movimentação de fiéis na tradicional celebração do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil, no Santuário Nacional, na cidade de Aparecida
Imagem: Marivaldo Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/10/2016 11h53Atualizada em 13/10/2016 11h08

Pelo menos 132 mil pessoas estiveram no Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo, até o horário das 13h desta quarta-feira (12), feriado nacional da padroeira do Brasil.

A contagem parcial de peregrinos foi divulgada pela assessoria de imprensa do santuário. Desta forma, deve ser superada a previsão inicial de que 167 mil devotos passassem pelo local durante todo o dia de celebração. No ano passado, 151 mil pessoas passaram pelo santuário. A contagem final de devotos neste ano só deverá ser divulgada às 11h de quinta-feira (13).

Ao longo do dia, já foram realizadas seis missas --uma delas, a missa solene presidida por dom Raymundo Damasceno Assis, teve com lotação máxima, aproximadamente 30 mil pessoas.

A missa de encerramento será realizada às 19h, presidida pelo reitor do santuário, João Batista. Antes haverá a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que deve percorrer 1km das ruas da cidade até voltar à igreja.

Para a partir das 21h, estão programados shows de Renato Teixeira, Gino e Geno, Rio Negro e Solimões e o cantor Rick Sollo.

Movimentação de fiéis no Santuário Nacional de Aparecida, SP, nesta quarta-feira (12), comemoração do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, a Padroeira do Brasil - Leonardo Benassatto/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo - Leonardo Benassatto/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo
Fieis rezam no Salão das Velas, um dos pontos de grande visitação na Basília Nacional de Aparecida
Imagem: Leonardo Benassatto/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo

Não há espaço para circulação dentro do templo, corredores estão lotados e muita gente se aperta nas entradas para conseguir ao menos enxergar uma das centenas de telas que transmitem ao vivo a celebração.

Milhares de peregrinos estão utilizando o acostamento da rodovia Presidente Dutra como o principal acesso ao templo religioso. Na região do Vale do Paraíba o tráfego está carregado. Não há uma estimativa oficial do número de romeiros a pé que chegam a Aparecida.

Fiéis rezam na Basílica de Nossa Senhora Aparecida que é tida como a Padroeira do Brasil, na manhã desta quarta-feira (12). Centenas de fiéis reunem-se na Basílica para agradecer as graças alcançadas e fazer pedidos - Aloisio Mauricio/Fotoarena/Fotoarena/Estadão Conteúdo - Aloisio Mauricio/Fotoarena/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Fiéis rezam na Basílica de Nossa Senhora Aparecida nesta quarta-feira (12)
Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Segundo a assessoria de imprensa da Basílica, a previsão é que outubro supere um milhão de visitantes --como já ocorreu em 2015 com os 1.165 milhão de pessoas que passaram pelo santuário.

Movimentação de fiéis na tradicional celebração do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil, no Santuário Nacional, na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira - Dario Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo - Dario Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo
Peregrinos celebramo feriado no Santuário Nacional, na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo
Imagem: Dario Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo

Para o ano que vem, são esperados números ainda maiores em função das comemorações dos 300 anos da descoberta da imagem da santa por três pescadores no rio Paraíba do Sul.

Fiéis participam de missa em frente à Catedral de Campinas, no interior de São Paulo, em homenagem ao dia de Nossa Senhora de Aparecida, na manhã desta quarta-feira (12) - Luciano Claudino/Código19/Estadão Conteúdo - Luciano Claudino/Código19/Estadão Conteúdo
Fiéis participam de missa em frente à Catedral de Campinas, no interior de São Paulo, em homenagem ao dia de Nossa Senhora de Aparecida, na manhã desta quarta-feira (12)
Imagem: Luciano Claudino/Código19/Estadão Conteúdo

Na capital paulista, o feriado da padroeira é celebrado com uma missa solene no Vale do Anhangabaú, na região central, presidida pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo. (Com Estadão Conteúdo)