Topo

"Vaquinha virtual" arrecada recursos para idosa com câncer e sem casa em SP

Salvadora Ferreira Alves, conhecida como dona Maria, 66, vivia em condições degradantes e agora recebe ajuda para construir um lugar melhor - Arquivo pessoal
Salvadora Ferreira Alves, conhecida como dona Maria, 66, vivia em condições degradantes e agora recebe ajuda para construir um lugar melhor Imagem: Arquivo pessoal

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL, em Campinas

14/10/2016 14h15


Quando viu a situação de saúde e moradia degradante da dona de casa Salvadora Ferreira Alves, conhecida como dona Maria, de 66 anos, a motorista Aline Rosana da Silva, 36, não hesitou, levou a idosa para sua casa e organizou uma campanha na internet para arrecadar verba e ajudar a idosa. Dona Maria tem câncer na face e vive em péssimas condições em um bairro da periferia de Sumaré (a 121 quilômetros de São Paulo).

Com o rosto já desfigurado pela doença, dona Maria mora há 15 anos em um porão debaixo de uma laje, sem água, sem luz, sem ventilação, sem banheiro, sem janelas e sem porta. A aposentada recebe um salário mínimo e trata a doença no Hospital de Clínicas da Unicamp. De parente, dona Maria tem um único filho, Daniel Ferreira Alves, 24, que era auxiliar de mecânico, mas ultimamente não pode mais trabalhar porque precisa cuidar da mãe.

A situação precária de mãe e filho chamou a atenção da motorista, que lançou a “vaquinha on-line” e divulgou o caso na última segunda-feira (10) pelo Facebook. Em quatro dias, a campanha arrecadou R$ 8.000 a mais do que o  valor pretendido.

“Assim que eu soube da história dela, fui até a casa para conhecê-la. Já vi muitas situações precárias, mas igual a deles nunca tinha visto porque envolve, além da miséria, a doença. Eles estavam expostos a tudo lá, inclusive insetos e ratos. Fiquei arrasada e não pensei duas vezes para começar a ajudá-los”, comentou Aline.

A motorista contou que quando chegou ao local, a idosa estava deitada em um colchão velho, no chão de terra. Sobre o porão escuro há uma laje em péssimas condições, onde dona Maria toma banho de sol e consegue ver a luz do dia.
Assim que viu a situação dos dois, Aline os levou para sua casa em Campinas e deu início à campanha. “Eles só saem da minha casa quando tiverem um espaço digno para viver. Ela precisa do mínimo de higiene”, disse a motorista. Além do câncer, a mulher ainda tem diabetes e pressão alta.

A ideia de Aline é usar o dinheiro arrecadado para construir um cômodo com banheiro. “A ideia era o cômodo com banheiro, mas como já tem gente se dispondo a doar um pouco do material de construção, se isso acontecer de fato, estamos pensando em fazer uma cozinha também”, comemorou. No próximo sábado (15), eles pretendem fazer um mutirão de limpeza no local para poder começar a construção.

Em sua página no facebook, Aline divulga informações diárias sobre a situação de dona Maria. Ela pretende continuar mostrando tudo o que será feito e disse que vai prestar contas sobre o valor arrecadado.

O filho de dona Maria disse ao UOL que não tem palavras para agradecer Aline. “Ela foi um anjo que apareceu em nossas vidas. Estávamos nessa condição há 15 anos. Já tinha perdido a esperança de melhorar e a situação só piorava”, disse.

Daniel contou que veio com a mãe de Vitória da Conquista, na Bahia, ainda criança em busca de algo melhor porque a situação lá não era muito diferente. Mas chegando aqui, não conseguiram mudar muita coisa. “Minha mãe era catadora de material reciclável aqui, mas parou de trabalhar por causa da doença”, acrescentou ele. O pai ficou na Bahia e eles nunca mais se falaram. “Nunca mais tive notícias do meu pai”, contou.

O câncer foi descoberto há mais de cinco anos, mas ela nunca quis se cuidar e iniciou o tratamento na Unicamp somente há um ano, quando a doença se agravou. Por isso, o filho também precisou parar de trabalhar para cuidar dela. Para se alimentar, os dois sempre contaram com doações de vizinhos, já que a aposentadoria de dona Maria não é suficiente. Quem quiser contribuir basta acessar o site colaborativo.