Topo

Durante chuvas em Itu (SP), 2 vigias são arrastados pela correnteza da represa

Entrada do condomínio em Itu onde dois vigias sumiram arrastados pela correnteza durante vendaval - Luiz Setti/Jornal Cruzeiro do Sul
Entrada do condomínio em Itu onde dois vigias sumiram arrastados pela correnteza durante vendaval Imagem: Luiz Setti/Jornal Cruzeiro do Sul

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL, em Campinas

21/10/2016 16h55

Dois seguranças foram arrastados pela enxurrada na noite desta quinta-feira (20), em Itu (a 101 quilômetros de São Paulo), depois que a barragem da represa de um condomínio cedeu e transbordou durante a forte chuva que atingiu a cidade. O corpo de um deles foi encontrado na manhã desta sexta-feira (21).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os vigias foram chamados para resgatar outros dois colegas de trabalho que estavam ilhados dentro de um carro perto do córrego Taquaral, no Condomínio Terras de São José.

Depois de resgatarem os colegas, os dois não conseguiram voltar para o veículo e foram levados pela correnteza. O segundo vigia continua desaparecido. Segundo os bombeiros, as buscas devem continuar até que ele seja encontrado. Um terceiro segurança que teria ajudado no resgate conseguiu escapar da correnteza.

Segundo relatos de testemunhas aos bombeiros, os vigias que ficaram ilhados faziam patrulhamento no local e monitoravam o transbordamento do córrego, após o rompimento de parte da barragem, quando o carro deles acabou não conseguindo sair do alagamento e eles acionaram os colegas para resgatá-los. Todos os vigias trabalhavam no condomínio.

Após o incidente, os bombeiros foram acionados e passaram a madrugada fazendo buscas no local.

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, informou, por meio da Defesa Civil, que durante o temporal teve ventos de até 96 km/h, o que causou transtornos em pontos isolados da cidade.

Segundo os bombeiros, as rajadas de vento derrubaram placas de sinalização e seis árvores de grande e médio porte pela cidade. Ainda conforme a prefeitura, a Defesa Civil acompanha todas as ocorrências e está prestando a assistência necessária às vítimas.

Jundiaí

Em Jundiaí, duas meninas ficaram feridas após a queda da fachada de um galpão desativado, na região central da cidade, durante o temporal que causou estragos em várias partes da cidade. De acordo com os bombeiros, as crianças estavam abrigadas no local para se esconder da chuva. Elas sofreram ferimentos leves ao serem atingidas por pedaços de tijolos e foram levadas para o hospital São Vicente, onde foram atendidas e liberadas.