Topo

Sem autorização, site divulga dados de contribuintes do IPTU de SP

Karime Xavier/Folhapress
Imagem: Karime Xavier/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

26/10/2016 10h31Atualizada em 27/10/2016 10h24

Um site colocou no ar, sem autorização, os dados dos contribuintes do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da cidade de São Paulo e seus números de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Registrada sem fornecer o nome do criador em um provedor com sede nos Estados Unidos, a página tem um sistema de busca que divulga os imóveis dos contribuintes, os dados dos imóveis e o CPF dos donos. Nesta semana, o site foi colocado à venda.

Um internauta que preferiu não ter seu nome divulgado entrou em contato com o UOL via WhatsApp para denunciar o site e sugerir a reportagem. “Qualquer criminoso pode acessar, pegar e usar os dados. A gente fica com medo”, afirmou ele. O UOL abre espaço para a sua contribuição. Mande a sua sugestão de pauta para (11) 95520-5752.

“O site em questão não é de domínio da prefeitura e nem foi autorizado pela gestão municipal. Portanto, não há como atestar a origem e a veracidade dos dados existentes nele”, disse a administração municipal em nota enviada ao UOL. O relato do internauta e testes feitos pela reportagem indicam, porém, que há dados verdadeiros entre os apresentados pelo site.

Amparada pela legislação municipal, a prefeitura divulga os dados do IPTU na plataforma GeoSampa. “A divulgação de dados do cadastro imobiliário fiscal relativo ao IPTU está prevista no decreto nº 56.932. A medida, adotada por cidades como Miami e Nova York, visa combater a corrupção e segue orientação internacional de transparência”, afirmou em nota a gestão Fernando Haddad (PT).

Cruzamento de dados

Apesar de não pertencer à Prefeitura de São Paulo, o site denunciado pelo internauta faz referência à divulgação dos dados do IPTU pela gestão municipal. A prefeitura informou, no entanto, que não forneceu as informações diretamente ao site e que não divulga o CPF dos contribuintes.

O responsável pelo site, provavelmente, usou dados de outra origem para obter os CPFs. “O problema começa a existir a partir do cruzamento do CPF com outras informações. O responsável pelo site conseguiu os dados e fez o cruzamento, o que possibilita a construção dos perfis dos contribuintes. A mineração de dados passa, então, a violar a privacidade do indivíduo. É uma divulgação indevida”, analisa a advogada Gisele Truzzi, especialista em direito digital.

O internauta que entrou em contato com o UOL protocolou reclamações na prefeitura e ficou insatisfeito com a resposta da administração. A gestão municipal lhe disse que o site denunciado “não está ofendendo qualquer dispositivo da Lei de Acesso à Informação”. “O site não é da prefeitura, mas ela tem toda a responsabilidade pelos dados e tem de agir para tirá-lo do ar”, criticou o internauta.

Site à venda

Na terça-feira (25), um anúncio de venda do site foi inserido na página principal. O responsável pelo site, que permanece no anonimato, diz na mensagem que não tem “tempo de evoluir e manter o Consulta IPTU”. Ele afirma que “todas as informações constantes são públicas e estão dentro da lei” e que o site tem cerca de 500 mil acessos mensais.

O proprietário diz que a proposta mínima exigida é de R$ 150.000. “Como o Consulta IPTU é um portal de transparência, propostas com intenção de deixar o portal no ar serão priorizadas”.

Inquérito em estudo

Para a advogada Gisele Truzzi, o contribuinte do IPTU de São Paulo que se sente prejudicado deve fazer contato com a empresa norte-americana, notificá-la a respeito do problema e pedir que os dados sejam tirados do ar. “Seria uma tentativa amigável de solucionar o problema, também a maneira mais rápida e prática de resolver a questão.”

O recurso à Justiça seria a outra alternativa, mas o fato de o site estar registrado nos Estados Unidos pode tornar os processos mais lentos.

O Ministério Público Federal em São Paulo recebeu, desde setembro, pelo menos seis representações de cidadãos contra o site. "Os relatos estão sob análise preliminar dos procuradores e poderão levar à instauração de um inquérito", informou o Ministério Público por meio de nota.

Truzzi avalia que a legislação brasileira carece de aperfeiçoamento para proteger o sigilo de dados. Atualmente, de acordo com ela, um caso como o denunciado pelo internauta poderia ser enquadrado no artigo 153 do Código Penal, que prevê detenção de um a quatro anos e multa para quem “divulgar, sem justa causa, informações sigilosas ou reservadas, assim definidas em lei, contidas ou não nos sistemas de informações ou banco de dados da Administração Pública”.

PM encontra dados sigilosos nas mãos de criminosos

Band Notí­cias