Topo

Enterrada quinta vítima de chacina, um dia após funeral dos outros 4 jovens

Do UOL, em São Paulo

13/11/2016 16h32Atualizada em 13/11/2016 16h32

O corpo de Jones Ferreira Januário, 30, foi enterrado na tarde deste domingo (13) no cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo. Ele e outros quatro colegas foram mortos em uma chacina na Grande São Paulo. 

As outras quatro vítimas --César Augusto Gomes, 19, Jonathan Moreira, 18, Caique Henrique Machado, 18, e Robson Donato de Paula, 16-- foram veladas juntas e enterradas na tarde de sábado no cemitério da Vila Alpina. 

O funeral de Jones aconteceu separado dos demais porque, até a tarde de ontem, seu corpo ainda não havia sido liberado pelo IML (Instituto Médico Legal). 

Os cinco jovens desapareceram no dia 21 de outubro no Jardim Rodolfo Pirani, na zona leste de São Paulo. Seus corpos foram encontrados no domingo passado (6) em uma área rural de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, em estado avançando de decomposição. Eles haviam sido enterrados em covas rasas e cobertos com cal.

Um guarda civil de Santo André está preso suspeito de participação nas mortes. Ele teria se passado por uma moça loira festeira, em um perfil falso no Facebook, para atrair a atenção dos rapazes.

Estado cogitou enterrar jovens como indigentes

Para realizar o enterro, as famílias tiveram que esperar a identificação de todos os corpos e enfrentar a resistência do Governo do Estado de São Paulo, que pressionava pelo enterro e negou-se a autorizar uma perícia independente solicitada pelas famílias.

O Estado chegou a dizer que poderia sepultar os jovens como indigentes por uma questão sanitária --os corpos estavam em avançado estado de decomposição. Robson, que tinha uma prótese na coluna, foi o primeiro a ser identificado, na segunda-feira (7). Jones, porém, foi a última vítima a ser identificada, na noite da quinta-feira (10), por meio de teste de DNA.

'Levaram meu menino': o adeus às vítimas de chacina em SP

UOL Notícias

Velório coletivo tem choro e gritos por justiça

No sábado, parentes e amigos chegaram ao cemitério da Vila Alpina a pé e em um ônibus cedido pela Prefeitura de São Paulo. Eles entraram no local em silêncio, levando flores.

Os corpos chegaram ao local por volta das 16h e foram recebidos com muito choro. A pedido das famílias, os quatro foram velados juntos, do lado de fora das salas de velório. Sob uma fina garoa, os presentes cantavam canções religiosas e oravam. Um coro pedindo por "justiça" foi seguido por todos. Cerca de uma hora depois, começou o enterro. 

Para os familiares, o sepultamento dos jovens juntos foi um ato de união e solidariedade. "Estamos juntos nos momentos de dificuldades, e também num momento de dor como esse", disse Kennedy Vasconcelos, 18, primo de Robson. 

"Se despedir deles juntos é um gesto de carinho", disse Sarah Santos, 14, prima de Robson. "Eu conhecia todos", afirma.

'Vou colocar um por um na cadeia', diz mãe

SBT Online