Topo

Maioria dos transferidos de Manaus para presídios federais responde por tráfico

Segundo a Seap, presos serão levados para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e de Campo Grande (MS) - Xinhua/A Crítica
Segundo a Seap, presos serão levados para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e de Campo Grande (MS) Imagem: Xinhua/A Crítica

Do UOL, em São Paulo

11/01/2017 16h23

A maioria dos internos transferidos do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), em Manaus, para presídios federais, nesta quarta-feira (11), foi presa por tráfico de drogas. São 10 entre os 17 nomes citados na lista da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado) do Amazonas.

Os 17 detentos estão sendo transferidos porque são suspeitos de terem comandado e participado das ações que mataram 60 detentos em presídios do Amazonas no primeiro dia do ano no Compaj e em outra unidade prisional, informou ao UOL o secretário de Administração Penitenciário do Estado, Pedro Florêncio.

A Seap divulgou o nome de cada um dos transferidos e os crimes pelos quais foram presos. Depois de tráfico de drogas, o crime mais comum é roubo entre quatro deles.

"A força-tarefa da Polícia Civil, que está investigando os homicídios no Compaj e na UPP [Unidade Prisional do Puraquequara], chegou aos nomes dos suspeitos de terem comandado e participado dos homicídios", disse Florêncio. Os nomes dos detentos não foram divulgados.

A operação começou por volta das 2h (4h em Brasília) e tem apoio da PM (Polícia Militar) e da Força Nacional, cujos agentes chegaram na terça-feira (10) à capital do Amazonas.

Procurado pelo UOL, o Ministério da Justiça ainda não repassou informações sobre a operação desta manhã.

Segundo Florêncio, os presos serão levados para a Penitenciária Federal de Mossoró (RN) e de Campo Grande (MS). A informação, porém, ainda não é confirmada pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), que disse  que só irá se pronunciar assim que todo o processo de transferência estiver finalizado.

Confira a lista divulgada pela Seap:

1.     Adailton Farias da Silva -- homicídio
2.     André Said de Araújo -- tráfico de drogas, associação para o tráfico e roubo
3.     Cláudio Dayan Felizardo Belfort -- tráfico de drogas, roubo, e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito
4.     Demetrio Antônio Matias  -- homicídio
5.     Eduardo Queiroz de Araújo -- tráfico de drogas e associação para o tráfico
6.     Fábio Palmas de Souza -- homicídio e tráfico de drogas
7.     Florêncio Nascimento Barros -- roubo
8.     Gileno Oliveira do Carmo -- tráfico de drogas
9.     Heuliton Cabral dos Santos -- tráfico de drogas e associação para o tráfico
10.  Janes do Nascimento Cruz  -- tráfico de drogas e associação para o tráfico
11.  João Ricardo Santos da Costa  -- tráfico de drogas
12.  José Bruno de Souza Pereira -- latrocínio
13.  Lenon Oliveira do Carmo -- tráfico de drogas e associação para o tráfico
14.  Márcio Ramalho Diogo -- roubo e tráfico de drogas
15.  Reginaldo Muller Neto -- tráfico de drogas
16.  Rivelino de Melo Muller -- tráfico de drogas
17.  Wilson Guimarães Fernandes -- homicídio