Topo

Pesquisa aponta falhas de segurança no Beto Carrero; parque nega riscos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Demétrio Vecchioli

Colaboração para o UOL

04/05/2017 15h29

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, identificou pelo menos quatro falhas de segurança no Beto Carrero World, um dos parques de diversões mais visitados do país. Visita anônima feita pelo órgão identificou que o teleférico do parque, por exemplo, tinha ferrugem na estrutura que suporta a escada e cabines e vidros quebrados.

De acordo com Viviane Terra, técnica do teste e representante da Proteste, as condições do teleférico eram “péssimas” quando a visita foi feita, em fevereiro. “Estava visivelmente mal conservado, fazendo um barulho estranho”, contou ao UOL. Depois de o relatório ser enviado aos órgãos responsáveis (Bombeiros, prefeitura e CREA), o parque fechou o teleférico para manutenção. “Consideramos isso uma coisa positiva”, afirma. Segundo o parque, o brinquedo ainda está em manutenção.

Viviane Terra também diz que havia problemas de sustentação em outras duas áreas. O brinquedo “Bolha Aventura” tinha uma treliça de apoio solta, sobrecarregando as demais. Já a estrutura de duas lojas estava enferrujada. “Se uma desses cabos se solta, pode atingir um consumir facilmente e pode causar um acidente fatal”, alerta a técnica. O estudo ainda aponta pontos de ferrugem em um escorregador, que estava com a pintura descascando.

Inaugurado em 1991 em Penha, em Santa Catarina, o Beto Carrero World foi questionado pelo UOL sobre as críticas da Proteste e disse que “toda sua linha de trabalho tem como premissa a segurança acima de tudo”.

“Possuímos uma equipe técnica completa e capacitada, que realiza fiscalizações e vistorias regularmente. Dessa forma, garantimos que não há qualquer estrutura que ofereça risco aos visitantes. Seguimos um rigoroso planejamento de manutenção em todas as atrações, respeitando integralmente as orientações dos fabricantes dos equipamentos. Trabalhamos unicamente com peças de reposição de manutenção originais, além de executar vistorias diárias das condições de cada atração antes de entrar em operação”, comentou o parque, via assessoria de imprensa.

O parque ainda disse que recebe anualmente auditoria internacional de manutenção e que tem “convicção” em relação às suas ações em prol da segurança. “Para nós, mais importante do que ‘uma avaliação anônima’, é termos sido avaliados três anos consecutivos entre os 10 melhores parques do mundo pelos usuários do TripAdvisor”.