Topo

Mãe abandona bebê prematuro em maternidade no Acre

Reprodução
Imagem: Reprodução

Bruno Marise

Colaboração para o UOL

15/05/2017 19h03

Um caso de abandono revoltou os moradores da cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Em abril, a mãe deu entrada no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá e, logo após a cesária, tentou fugir da maternidade. Por nascer prematura, a criança necessitou de cuidados especiais, inclusive nutrição com o leite materno, mas a mãe se negou e optou por deixar o local.

O bebê ficou um mês na incubadora da maternidade, mas teve alta e está internado no abrigo para crianças em situação de risco Lar Ester Cameli. Por conta do baixo peso, o recém-nascido ainda inspira cuidados e uma equipe de médicos acompanha o seu quadro de saúde, que no momento é estável.

Em contato com o UOL, a coordenadora do Conselho Tutelar de Cruzeiro do Sul, Jaiciléia Gouvêa confirmou que a mãe, que é usuária de drogas e moradora de rua, já tem um histórico de abandono de outras crianças, e o caso foi registrado judicialmente.

"Desde o momento em que a mãe se evadiu, nós já acionamos a Justiça e fizemos a representação no Ministério Público. Pode ser aberto um inquérito contra a mulher, mas a grosso modo ela não cometeu o crime de abandono de incapaz, pois a criança ficou aos cuidados do hospital. Acho difícil que ela seja penalizada, a lei não assegura isso", completou.

Agora, o futuro do bebê será decidido pela Justiça do Acre, que pode colocá-lo para adoção.